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Du'as - Súplicas
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Civilização Islâmica
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Convertidos ao Islam
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Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais
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A Posição da Casa Sagrada |
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Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. Não haverá agressão a não ser contra os opressores. Presto testemunho que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, e presto testemunho que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, o anunciador (das boas-novas), o admoestador e a lâmpada luminosa.
Quem medita no Livro de Allah, exaltado seja, e na sunna de Seu Mensageiro (que Allah o abençoe e lhe dê paz) verifica que a lei islâmica levou em consideração a santidade dos tempos e dos lugares, preservando a cada um dos rituais a sua posição e distinção, diferenciando entre eles no montante e no volume de cada um, exagerando em alguns casos e amainando em outros de tal forma que se qualquer pessoa intenciona cometer um pecado em uma das casas de Allah e não o cometer, Allah lhe anotará como um bom ato, como consta do Sahih. Porém, se intenciona cometer o mesmo pecado na Casa Sagrada de Allah, Será castigado e o fará provar um doloroso castigo: “... quem nela (a Casa Sagrada) comete, intencionalmente, profanação ou iniquidade, fá-lo-emos provar um doloroso castigo.”1.
Quem medita na posição da Casa Sagrada de Allah verifica que ela possui uma posição de destaque na religião do Islam, baseando-se no Livro de Allah, da sunna de Seu Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) e da história do Islam.
Se já falamos da história da Casa Sagrada de Allah, devemos falar de sua posição, principalmente quando Allah disse a seu respeito: “A primeira Casa (Sagrada), erigida para o gênero humano, é a de Bakka, onde reside a bênção, servindo de orientação para a humanidade.Encerra sinais evidentes: lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. A peregrinação à Casa é um dever para com Allah, por parte de todos os seres humanos, que estejam em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Allah pode prescindir de todas as criaturas.”2 Quem perscruta a história verifica que a história da construção da nobre Caaba possui origens e raízes que se estendem à época antes de Abraão e Ismael (A paz esteja com eles). Há quem diz que os anjos foram os primeiros que construíram a Caaba por ordem de Allah, exaltado seja. Há quem estabelece a sua construção por Adão (A paz esteja com ele), por inspiração divina. Os séculos foram passando até a época de Abraão e seu filho Ismael (A paz esteja com eles) que ergueram os alicerces da Casa. Allah, exaltado seja, disse: “E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós pois Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo. Ó Senhor nosso, permite que nos submetamos a Ti e que surja, da nossa descendência, uma nação submissa à Tua vontade. Ensina-nos os nossos ritos e absolve-nos, pois Tu és o Remissório, o Misericordiosíssimo.”3
De qualquer forma, a Caaba foi a primeira Casa estabelecida para as pessoas adorarem somente a Allah, o Único. Nela há sinais evidentes. A Nobre Caaba é um local sagrado para todos os muçulmanos de todas as partes da terra, pois constitui na sua diretriz para as suas orações e o seu objetivo para a peregrinação. Allah tornou a Casa Sagrada, em Makka como para congresso e local de segurança para a humanidade, realizando o sublime objetivo e a grandiosa verdade por causa da qual criou os gênios e os humanos. Allah, exaltado seja, diz: “Não criei os gênios e os humanos, senão para Me adorarem.”4
Allah estabeleceu distinções para a Casa Sagrada, com santidade especial tanto para Ele como para os crentes. Entre as distinções, citamos:
1. Foi o primeiro templo estabelecido na terra para adoração a Allah, exaltado seja. Allah ordenou Abraão e Ismael (a paz esteja com eles) a erguerem os alicerces da casa, a prepará-la para receber os circungirantes e os que permanecem em retiro, os se inclinam e se prostram. Allah, exaltado seja, diz: “E estipulamos um pacto com Abraão e Ismael, dizendo-lhes: Purificai a Minha Casa, para os circundantes (da Caaba), os retraídos, os que se inclinam e se prostram.”5 “Abu Zar (R) relatou que perguntou ao Mensageiro de Allah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) qual era a primeira mesquita estabelecida na terra? “Respondeu: “A Mesquita Sagrada (de Makka)”. Perguntei novamente qual era a segunda? Respondeu: “A Mesquita Al Acsa”. Perguntei: “Quanto tempo há entre ambas?” Respondeu: “Quarenta anos”.6
2. A Nobre Caaba constitui na diretriz dos muçulmanos em suas orações. A oração não é correta a não ser com a pessoa orientada para ela. É dever de todo muçulmano a se orientar para ela durante a sua oração. Ela une os corações de todos os muçulmanos, unifica as suas visões. Allah, exaltado seja, diz: “Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até uma quibla que te satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprires a oração) para a Sagrada Mesquita (de Makka)! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rostos até ela.”7
3. É a segunda quibla (diretriz) após a primeira que é da Terra Sagrada (Al Cuds).
4. Allah estabeleceu a Nobre Caaba como o local da peregrinação dos muçulmanos. Ele os ordenou a peregrinarem à Casa para cumprirem rituais específicos baseados em intenção e santidade, circungirar a Caaba, percorrer a distância entre Safa e Marwa, permanecer em Arafa, pernoitar até Muzdalifa, permanecer em Mina e atirar as pedrinhas nos pilares, etc. Allah, exaltado seja, diz: “A peregrinação à Casa é um dever para com Allah, por parte de todos os seres humanos, que estejam em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Allah pode prescindir de todas as criaturas.”8
5. Entre as distinções é a especificação da Casa Sagrada para se viajar a ela, de acordo com as palavras do Mensageiro de Allah (Allah o abençoe e lhe dê paz): “Só se peregrina para três mesquitas: À Mesquita Sagrada (de Makka), à esta minha Mesquita (a Mesquita do Profeta de Madina) e à Mesquita Al Acsa.”9
6. Entre as distinções é que Allah deu preferência para a prática da oração na Mesquita Sagrada, considerando-a como equivalente a cem mil orações, e cada unidade da oração em cem mil unidades praticadas em outra mesquita. O Mensageiro de Allah (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “A oração nesta minha mesquita é preferível à mil orações em qualquer outra mesquita com exceção da Mesquita Sagrada (de Makka). A oração na Mesquita Sagrada (de Makka) é preferível a cem orações nesta minha Mesquita”10 Outra narrativa diz: A oração na Mesquita Sagrada equivale a cem mil orações. A oração na mesquita Al Acsa equivale a quinhentas orações; a oração na mesquita do Profeta equivale a mil orações.” |
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