Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Capítulo 108, Al-Kawthar (A Abundância) - A história de Abdur-Rahman Ibn Awf - Capítulo 113, Al-Falaq (A Alvorada) - Capítulo 114, An-Nas (Os Humanos) - Capítulo 3, versículos 159 & 160 - Capítulo 3, versículos 144 e 145 - Capítulo 32, As-Sajdah (A Prostração) - Capítulo 28, Al-Qasas (As Narrativas) (parte 2 de 2) - Capítulo 28, Al-Qasas (As Narrativas) (parte 1 de 2) - As origens pagãs do Natal - Capítulo 26, Ash-Shu'ara (Os Poetas) - Capítulo 27, An-Naml (As Formigas) - O Conceito de Ummah no Islã - Islã Entra no Extremo Oriente - Os Coranistas (Coranismo) -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Algumas Sunnan (atos recomendáveis) sobre jejum
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Louvado seja Deus

O jejum é um dos maiores atos de adoração, e a gratificação daquele que jejua, buscando assim a recompensa de Allah, não é conhecida por ninguém, exceto Allah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Allah, glorificado e exaltado seja, disse: ‘Toda ação do filho de Adam é para ele, exceto o jejum. Isto é para Mim e vou recompensá-lo.’" Narrado por al-Bukhari (1904) e Muslim (1151).

O jejum do Ramadan é um dos pilares do Islam, e o Muçulmano deve prestar atenção à preservação do seu jejum, seja ele obrigatório ou voluntário, para que Allah possa conceder a ele esta abundante recompensa.

Há muitas Sunnan com relação ao jejum, das quais mencionaremos algumas:

1. É Sunnah, se alguém insulta o jejuador ou tenta lutar contra ele, responder ao seu mau tratamento com bondade e dizer: "Eu estou em jejum".

2. É Sunnah para o jejuador comer o suhur (refeição da madrugada), pois suhur é uma bênção (barakah).

3. É Sunnah para ele se apressar em quebrar o jejum, e atrasar para o suhur.

4. É Sunnah quebrar o jejum com tâmaras frescas; se não puder encontra-las, então ele deve quebrar seu jejum com tâmaras secas. Se ele não consegue encontrar nenhuma tâmara, então deve quebrar seu jejum com água.

5. É mustahabb (aconselhável) para o jejuador dizer, quando ele quebra o seu jejum: "Dhahaba al-ddama' wa abtalat al-'uruq wa thabata al-ajr in sha Allah (a sede desapareceu, as veias estão umedecidas e a recompensa é assegurada, se Allah quiser)".

Por favor, veja a resposta à pergunta n° 39462 para os textos que falam sobre todos estes assuntos.

6. É importante que o jejuador ofereça uma grande súplica (dua’), porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Há três sobre os quais a súplica não será rejeitada: o governante justo, o jejuador até que quebre seu jejum, e a súplica de alguém que foi injustiçado".

Narrado por Ahmad (8043); classificado como sahih pelos comentaristas de al-Musnad, levando em conta todos os seus isnaads (cadeias de transmissão do hadith) e provas corroborantes.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

É mustahabb que o jejuador ofereça uma súplica enquanto jejua em relação ao que lhe diz respeito à outra vida ou a esta, para si mesmo, para aqueles a quem ama e para os Muçulmanos.

Citação final de al-Majmu' (6/375)

7. Se for um jejum do Ramadan, então é mustahabb fazer o seguinte:

- Sentar-se na mesquita para ler o Alcorão e se lembrar de Allah (dhikr)

- Observar i'tikaaf (retiro na mesquita) nos últimos dez dias

- Para rezar Tarawih (oração noturna do Ramadan)

- Dar muito em caridade e praticar uma grande quantidade de boas ações

- Estudar o Alcorão.

Al-Bukhari (6) e Muslim (2308) narram que Ibn 'Abbaas disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi o mais generoso dentre as pessoas, e ele estava em seu máximo da generosidade no Ramadan quando Jibril costumava encontrá-lo. Ele se reunia com o anjo todas as noites no Ramadan e revisava o Alcorão com ele, e o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) era mais generoso em fazer o bem do que o vento soprando.

E o jejuador não deve desperdiçar seu tempo fazendo coisas que não sejam benéficas ou que sejam inúteis – e possam afetar negativamente o seu jejum – como dormir muito, brincar muito e assim por diante. Ele não deve fazer com que comer diferentes tipos de alimentos e beber sejam sua principal preocupação. Tudo isso irá impedi-lo de praticar uma grande quantidade de boas ações enquanto jejua.

Para mais informações, consulte as respostas às perguntas nº 12468 e 26869

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/222064/algumas-sunnan-atos-recomendaveis-sobre-jejum-que-o-jejuador-e-incentivado-a-apoiar

Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan Algumas Sunnan (atos recomendáveis) sobre jejum


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo