Visita aos enfermos
Visitar a pessoa doente para prestar-lhe apoio, faz parte da educação islâmica. Ibn Abbas disse que a primeira visita a um doente é uma Sunnah, e as demais são atos voluntários.
Abu Mussa relatou que o Profeta (SAW) disse: “Alimentai os famintos, visitai os doentes e libertai os cativos”.
Abu Hurairah relatou que o Profeta (SAW) disse: “O muçulmano tem seis deveres para com outro muçulmano. Retribuir a sua saudação, aceitar o seu convite, dar bom conselho, rogar a Allah por ele quando espirra, visitá-lo quando doente e acompanhar o seu funeral”.
1-A virtude de visitar os doentes:
1-Abu Hurairah relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando uma pessoa visita um enfermo, um anjo do céu dirá: Abençoado seja você e abençoados sejam os seus passos. Você terá um lugar no paraíso”.
2-Abu Hurairah relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse que no Dia da Ressurreição, Allah dirá: “Ó filho de Adão, encontrei-Me doente, e não Me visitaste!” Dirá o filho de Adão: Ó Senhor, como poderia visitar-Te, sendo Tu o Senhor do Universo? Dirá Allah: “Acaso não tiveste conhecimento de que fulano, Meu servo, ficou doente e não o visitaste? Acaso não tinhas conhecimento de que se o tivesses visitado, encontrar-Me-ias com ele? Ó filho de Adão, pedi que Me desses de comer, e não Me destes!” Dirá o filho de Adão: Ó Senhor, como poderia dar-Te de comer, se Tu és o Senhor de Universo? Dirá Allah: “Acaso, fulano, Meu servo, não pediu que lhe desses de comer e não lhe deste? Acaso não tinhas conhecimento de que se lhe houvesses dado de comer, encontrarias recompensa em Mim? Ó filho de Adão, pedi que Me desses de beber, e não Me deste!” Dirá o filho de Adão: Ó Senhor, como poderia dar-Te de beber, se Tu és o Senhor do Universo? Dirá Allah: “Fulano, Meu servo, te pediu que lhe desses de beber, e não lhe deste! Acaso não sabias que se lhe tivesses dado de beber, encontrarias recompensa em Mim?”
3-Thauban relatou que o Profeta (SAW) disse: “Quando um muçulmano visitar o seu irmão muçulmano, que se encontrar doente, permanecerá no limiar do Paraíso até que regresse da sua visita”. Foi perguntado então o que é o limiar do Paraíso e ele (SAW) respondeu: “É um lugar em que as frutas estão maduras”.
4-Ali disse que ouviu o Mensageiro de Allah (SAW) dizer: “Quando um muçulmano visitar outro muçulmano enfermo, pela manhã, haverá setenta mil anjos que implorarão a Allah por ele, até que anoiteça e, quando o visitar à noite, haverá setenta mil anjos que implorarão a Allah por ele, até que amanheça. Além disso, terá um horto de frutas maduras no Paraíso”.
2-Normas ao visitar os doentes:
Ao visitar o enfermo, o visitante deve suplicar pela saúde do doente e pedir a Allah para lhe curar. Ele deve também aconselhá-lo a se armar de paciência e dizer belas palavras para animá-lo e aliviá-lo. O Profeta (SAW) disse: “Ao visitar o enfermo e dar-lhe esperança para uma vida longa não impedirá nada, mas irá aliviá-lo e dar-lhe conforto”.
Ao visitar um doente, o Profeta (SAW) costumava dizer-lhe:
لا بَأسَ، طَهورٌ إنْ شاءَ الله
La ba’as, tahurun in chaa Allah
“Não se preocupe, é um meio de purificação dos pecados, se Allah quiser”.
As visitas ao enfermo devem ser curtas e menos frequentes, tanto quanto possível, para que essas não se tornem um peso para o doente, a menos que ele peça para que a pessoa fique ou venha com mais frequência.
3-As mulheres visitam os homens enfermos:
Al-Bukhari disse que Umm Ad-Dardaa visitou um homem do Ansar que estava doente.
Aicha disse que quando o Mensageiro de Allah (SAW) migrou para Medina, Abu Bakr e Bilal ficaram doentes, e então ela os visitou. Ao vê-los, disse: Ó querido pai, como você está agora? Ó Bilal, como você está agora?
4-Visitar o doente não muçulmano:
O muçulmano pode visitar o doente não muçulmano.
Anas disse que certa vez, um garoto judeu, que costumava servir o Profeta (SAW), ficou doente. O Profeta (SAW) visitou-o e convidou-o para o Islam, e ele aceitou.
Said Ibn Al-Mussaiyab relatou que seu pai disse que quando Abu Talib (Tio idólatra do Profeta – SAW) estava em seu leito de morte, o Profeta (SAW) visitou-o.
5-Visitar um pessoa com conjuntivite:
Zaid Ibn Al-Arqam disse que sofria de conjuntivite e o Mensageiro de Allah (SAW) lhe visitou.
6-Pedir ao enfermo rogar para ti:
Omar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse que ao visitar uma pessoa doente, você deve pedir-lhe para rogar para ti, pois a súplica de uma pessoa doente é como a súplica dos anjos. |