Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Uma perspectiva filosófica sobre a singularidade do Alcorão - Tema a Deus onde quer que esteja - Deus & os limites da imaginação humana - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 2 de 3) - Capítulo 3, Aali-Imran (A Família de Imran) (parte 1 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 3 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 3 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 2 de 3) - Capítulo 7, Al-A’raaf (Os Cimos) (parte 1 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 2 de 3) - Capítulo 6, Al-An’am (O Gado) (parte 1 de 3) - Muhammad & o último dos monoteístas - Sorriso, raiva e consciência plena no Islã (parte 3 de 3) - A cobiça vos entreterá - Confie em Deus e não desista -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Livro: Fiqh Al Sunnah (Parte VI) - Os Funerais
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Visita aos enfermos

Visitar a pessoa doente para prestar-lhe apoio, faz parte da educação islâmica. Ibn Abbas disse que a primeira visita a um doente é uma Sunnah, e as demais são atos voluntários.

Abu Mussa relatou que o Profeta (SAW) disse: “Alimentai os famintos, visitai os doentes e libertai os cativos”.

Abu Hurairah relatou que o Profeta (SAW) disse: “O muçulmano tem seis deveres para com outro muçulmano. Retribuir a sua saudação, aceitar o seu convite, dar bom conselho, rogar a Allah por ele quando espirra, visitá-lo quando doente e acompanhar o seu funeral”.

1-A virtude de visitar os doentes:

1-Abu Hurairah relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando uma pessoa visita um enfermo, um anjo do céu dirá: Abençoado seja você e abençoados sejam os seus passos. Você terá um lugar no paraíso”.

2-Abu Hurairah relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse que no Dia da Ressurreição, Allah dirá: “Ó filho de Adão, encontrei-Me doente, e não Me visitaste!” Dirá o filho de Adão: Ó Senhor, como poderia visitar-Te, sendo Tu o Senhor do Universo? Dirá Allah: “Acaso não tiveste conhecimento de que fulano, Meu servo, ficou doente e não o visitaste? Acaso não tinhas conhecimento de que se o tivesses visitado, encontrar-Me-ias com ele? Ó filho de Adão, pedi que Me desses de comer, e não Me destes!” Dirá o filho de Adão: Ó Senhor, como poderia dar-Te de comer, se Tu és o Senhor de Universo? Dirá Allah: “Acaso, fulano, Meu servo, não pediu que lhe desses de comer e não lhe deste? Acaso não tinhas conhecimento de que se lhe houvesses dado de comer, encontrarias recompensa em Mim? Ó filho de Adão, pedi que Me desses de beber, e não Me deste!” Dirá o filho de Adão: Ó Senhor, como poderia dar-Te de beber, se Tu és o Senhor do Universo? Dirá Allah: “Fulano, Meu servo, te pediu que lhe desses de beber, e não lhe deste! Acaso não sabias que se lhe tivesses dado de beber, encontrarias recompensa em Mim?”

3-Thauban relatou que o Profeta (SAW) disse: “Quando um muçulmano visitar o seu irmão muçulmano, que se encontrar doente, permanecerá no limiar do Paraíso até que regresse da sua visita”. Foi perguntado então o que é o limiar do Paraíso e ele (SAW) respondeu: “É um lugar em que as frutas estão maduras”.

4-Ali disse que ouviu o Mensageiro de Allah (SAW) dizer: “Quando um muçulmano visitar outro muçulmano enfermo, pela manhã, haverá setenta mil anjos que implorarão a Allah por ele, até que anoiteça e, quando o visitar à noite, haverá setenta mil anjos que implorarão a Allah por ele, até que amanheça. Além disso, terá um horto de frutas maduras no Paraíso”.

2-Normas ao visitar os doentes:

Ao visitar o enfermo, o visitante deve suplicar pela saúde do doente e pedir a Allah para lhe curar. Ele deve também aconselhá-lo a se armar de paciência e dizer belas palavras para animá-lo e aliviá-lo. O Profeta (SAW) disse: “Ao visitar o enfermo e dar-lhe esperança para uma vida longa não impedirá nada, mas irá aliviá-lo e dar-lhe conforto”.

Ao visitar um doente, o Profeta (SAW) costumava dizer-lhe:

لا بَأسَ، طَهورٌ إنْ شاءَ الله

La ba’as, tahurun in chaa Allah

“Não se preocupe, é um meio de purificação dos pecados, se Allah quiser”.

As visitas ao enfermo devem ser curtas e menos frequentes, tanto quanto possível, para que essas não se tornem um peso para o doente, a menos que ele peça para que a pessoa fique ou venha com mais frequência.

3-As mulheres visitam os homens enfermos:

Al-Bukhari disse que Umm Ad-Dardaa visitou um homem do Ansar que estava doente.

Aicha disse que quando o Mensageiro de Allah (SAW) migrou para Medina, Abu Bakr e Bilal ficaram doentes, e então ela os visitou. Ao vê-los, disse: Ó querido pai, como você está agora? Ó Bilal, como você está agora?

4-Visitar o doente não muçulmano:

O muçulmano pode visitar o doente não muçulmano.

Anas disse que certa vez, um garoto judeu, que costumava servir o Profeta (SAW), ficou doente. O Profeta (SAW) visitou-o e convidou-o para o Islam, e ele aceitou.

Said Ibn Al-Mussaiyab relatou que seu pai disse que quando Abu Talib (Tio idólatra do Profeta – SAW) estava em seu leito de morte, o Profeta (SAW) visitou-o.

5-Visitar um pessoa com conjuntivite:

Zaid Ibn Al-Arqam disse que sofria de conjuntivite e o Mensageiro de Allah (SAW) lhe visitou.

6-Pedir ao enfermo rogar para ti:

Omar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse que ao visitar uma pessoa doente, você deve pedir-lhe para rogar para ti, pois a súplica de uma pessoa doente é como a súplica dos anjos.

Hierarquia do Artigo:
Artigos Livro: Fiqh al Sunnah Livro: Fiqh Al Sunnah (Parte VI) - Os Funerais


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2017. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo