Procurar tratamento médico
A pessoa doente deve procurar tratamento médico.
1-Ussamah Ibn Churaik disse que certa vez foi até o Profeta (SAW) que estava reunido com os seus companheiros. Ao chegar, eles estavam todos quietos e calmos, então, os cumprimentou e se sentou. Alguns beduínos chegaram e perguntaram ao Mensageiro de Allah (SAW), se deveriam procurar tratamento médico para suas doenças e ele (SAW) respondeu: “Sim, vocês devem procurar tratamento médico, pois Allah não deixou nenhuma doença sem prever a sua cura, exceto uma, que é a velhice”.
2-Ibn Massud relatou que o Profeta (SAW) disse: “Em verdade, Allah não deixou nenhuma doença existir sem prever o seu remédio. Então, procurem tratamento médico para suas doenças”.
3-Jaber relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Cada doença tem o seu remédio. Se o enfermo for tratado com o remédio certo, ele será curado com a permissão de Allah”.
1-Se medicar com substâncias ilícitas:
A maioria dos sábios disse que se medicar com substâncias ilícitas como bebidas inebriantes é um ato proibido.
1-Wa'il Ibn Hujr relatou que Tariq Ibn Suaid perguntou ao Profeta (SAW) se ele poderia usar uma bebida inebriante como remédio. O Profeta (SAW) respondeu: “Essa não é um remédio, essa é uma doença”.
2-Umm Salamah relatou que Profeta (SAW) disse: “Allah não colocou as curas das vossas doenças em substâncias que são proibidas para vós”.
3-Abu Ad-Dardaa relatou que o Profeta (SAW) disse: “Allah criou a doença e o remédio, e cada doença tem o seu remédio, então não tratai as suas doenças com substâncias proibidas”.
4-Abu Hurairah relatou que o Profeta (SAW) proibiu o uso de medicamento prejudicial, ou seja, o veneno.
No livro Al-Manar, o autor diz que é permitido usar algumas gotas imperceptíveis, que não podem causar embriaguez ou intoxicação, desde que isso seja uma parte de um medicamento composto. Por exemplo, o uso de um pequeno pedaço de seda natural pura, no meio de uma veste.
2-Tratamento com médico não muçulmano:
Em seu livro, Al-Adaab Ach-Char'iyah, Ibn Muflih escreveu que o Sheikh Taqei Al-Din Ibn Taimiyah disse que um judeu ou cristão confiável, que tem conhecimento da medicina pode tratar um doente muçulmano, e podemos negociar financeiramente com eles. Allah diz: “Entre os adeptos do Livro há alguns a quem podes confiar um quintal de ouro, que te devolverão intacto; também há os que, se lhes confiares um só dinar, não te restituirão, a menos que a isso os obrigues” (Alcorão 3:75).
O Profeta (SAW) contratou um politeísta como guia durante a sua migração para Medina, então ele confiou-lhe sua vida e seus bens. As pessoas da tribo de Khuza'ah, que não eram todas muçulmanas, atuaram como escolta para o Mensageiro de Allah (SAW). Também é relatado que o Profeta (SAW) ordenou aos muçulmanos procurarem tratamento médico com Kaldah Ibn Al-Harith, que era um descrente. Mas na presença de um médico muçulmano, a pessoa doente deve se tratar com ele.
3-O tratamento médico das mulheres:
Em caso de necessidade, é permitido a um homem tratar uma mulher e uma mulher tratar um homem.
Al-Rubayie Bint Mu'awwizh disse: Nós (as mulheres) participamos em batalhas com o Mensageiro de Allah (SAW), damos água para os combatentes, cuidamos os feridos e dos mortos e os levamos de volta para Medina.
Al-Hafiz no seu livro Al-Fath, escreveu que quando for necessário, é permitido um homem tratar uma mulher e uma mulher tratar um homem. Em tal caso, a pessoa pode olhar ou tocar somente o que é necessário.
Ibn Muflih no seu livro Al-Adaab Ach-Char'iyah escreveu que se uma mulher estiver doente e nenhuma médica estiver disponível, um médico poderá tratá-la. Em tal caso, o médico pode examinar até os seus órgãos genitais se for necessário.
Ibn Hamdan disse que se um homem estiver doente e nenhum médico estiver disponível, uma médica poderá tratá-lo. Em tal caso, a médica pode examinar até seus órgãos genitais se for necessário.
Al-Qadi disse que o médico pode olhar a Aurah da mulher em caso de necessidade. Da mesma forma, se for necessário, a mulher e o homem podem olhar as partes íntimas de um homem. |