4-O uso de Súplicas e recordações no tratamento (Al-Ruqiah):
A pessoa pode usar súplicas e recordações no tratamento, mas devem ser em árabe compreensível para que seus conteúdos não contenham declarações politeístas. Auf Ibn Malik relatou que praticávamos Al-Ruqiah antes do Islam, por isso perguntamos ao Mensageiro de Allah (SAW) sua opinião e ele (SAW) disse, após ver o conteúdo dessas Ruqiah que não havia nada de errado com a Ruqiah, pois não continha quaisquer declarações politeístas.
Ar-Rabi disse que perguntou para Ach-Chafi'i sobre Al-Ruqiah e ele respondeu que não havia nada de errado desde que o seu conteúdo viesse do Alcorão ou fosse Zikr.
Algumas Ruqiah encontradas no Hadith:
1-Aicha disse que o Profeta (SAW) pedia refúgio em Allah por alguns dos seus familiares, os tocando com a mão direita, dizendo:
أللَّهُمَّ رَبَّ النَّاس أَذْهِبِ الْبَأْسَ ، وَاشْفِ أَنْتَ الشَّافِي ، لا شِفَاءَ إِلا شِفَاؤُكَ ، شِفَاءً لا يُغَادِرُ سَقَمًا
Allahumma Rabban-nas, azhhibil-ba'sa, wachfi anta al-chafi, la chifaa illa chifa-uka, chifa-an la yughadiru saqama
Ó Allah, o Senhor dos humanos, remove este mal e cure essa doença, pois Tu és o Curador e não há outro curador além de Ti. Dá-lhe uma cura que deixa a doença para trás.
2-Uthman Ibn Abu Al-Ass se queixou de dor em seu corpo para o Mensageiro de Allah (SAW). O Profeta (SAW) lhe disse: "Coloque sua mão sobre a parte de seu corpo onde há a dor, e diga:
بِسْمِ الله.
أعُوذُ بِعِزَّةِ اللهِ وَقُدْرَتِهِ مِنْ شَرِّ ما أجِدُ وَ أُحاذِرُ.(سَبْعُ مَرَّاتٍ)
Bismillah. Auzhu bi-izzatillah wa qudratihi min charri ma ajidu wa uhazhiru
Em nome de Allah. Eu me amparo em Allah e em sua Onipotência do mal que eu sinto e temo,( sete vezes).
Uthman disse que fez isso algumas vezes e Allah lhe tirou a dor e que ele sempre aconselha sua minha família e as outras pessoas a fazerem o mesmo.
3-Ibn Abbas relatou que o Profeta (SAW) disse: “Quando alguém visita um doente, e diz sete vezes:
أسْألُ اللهَ العَظيم، رَبَّ العَرْشِ العَظيم، أنْ يَشْفيكَ.
As-alu Allaha Al-Azim, rabba al-archi Al-azim, an yachfik
Eu imploro a Allah o Poderosíssimo, o Senhor do Trono poderoso que te cure.
O doente será curado”.
4-Ibn Abbas disse que o Profeta (SAW) implorava a proteção de Allah sobre os seus netos Hassan e Hussein dizendo:
أعِيذُكُما بِكَلِماتِ اللهِ التَّامَّةِ مِنْ كُلِّ شَيْطانٍ وَهَامَّةٍ وَمِنْ كُلِّ عَيْنٍ لامَّةٍ.
A'izhukuma bi kalimatil-lahi at-tammah, min Kulli chaitanin wa hammah wa min Kulli ainin lammah
Eu protejo-os com as palavras perfeitas de Allah contra todos os demônios, animais peçonhentos e de todo olhar maldoso.
O Profeta (SAW) dizia para os seus netos: “O vosso pai Ibrahim implorava a proteção de Allah sobre Ismael e Ishaq com essas mesmas palavras”.
5-Saad Ibn Abu Al-Ass disse que o Profeta (SAW) lhe visitou durante a doença e disse: “Ó Allah, concede a cura ao Saad! Ó Allah, concede a cura ao Saad! Ó Allah, concede a cura ao Saad!"
5-O uso de amuletos é um ato proibido:
O Mensageiro de Allah (SAW) proibiu o uso de amuletos. Uqbah Ibn Amer relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Aquele que pendurar um amuleto, Allah não vai ajudá-lo e aquele que pendurar uma concha do mar, Allah não vai lhe dar paz”.
Os árabes usavam vários tipos de amuleto, como pérolas azuis, pérolas brancas e conchas do mar, acreditando que esses objetos iriam protegê-los do perigo, das doenças e do mau-olhado. O Islam aboliu essa prática e o Mensageiro de Allah (SAW) amaldiçoou aqueles que usam qualquer amuleto.
Ibn Massud relatou que certa vez, entrou em sua casa e viu a sua esposa usando um objeto amarrado no pescoço. Ele pegou o objeto, quebrou-o e disse que a família de Abdullah havia se tornado tão arrogante que agora estava atribuindo parceiros a Allah, a qual Ele não concedeu autoridade alguma. Em seguida, acrescentou que ouviu o Mensageiro de Allah (SAW) dizer: “Em verdade, encantamentos, amuletos e os encantos do amor são atos de politeísmo”. Como as pessoas sabiam o que eram os encantamentos e os amuletos, lhe perguntaram o que era um encanto de amor e ele respondeu: É um tipo de mágica pela qual as mulheres procuraram conquistar o amor de seus maridos.
Imran Ibn Hussain relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) viu um homem usando uma pulseira de cobre no braço e lhe perguntou: “Ai de ti, o que é isto?” O homem respondeu que estava com uma doença no braço. Então o Profeta (SAW) disse: “Ela fará a sua doença piorar. Jogue-a fora, pois se você tivesse morrido com essa pulseira no braço, você nunca seria bem-aventurado”.
Issa Ibn Hamzah disse que tinha ido visitar Abdullah Ibn Hakim e seu rosto estava vermelho devido à febre alta e lhe perguntou por que ele não usava um amuleto. Ele respondeu que se protegia em Allah desse tipo de coisa, pois o Mensageiro de Allah (SAW) disse que aquele que pendurar um objeto como um amuleto, estará sobre a proteção desse objeto. |