Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Capítulo 4, An Nisa (As Mulheres) (parte 3 de 3) - Capítulo 4, An Nisa (As Mulheres) (parte 2 de 3) - Capítulo 4, An Nisa (As Mulheres) (parte 1 de 3) - Capítulo 18 Al-Kahf (A Caverna) (parte 2 de 2) - Capítulo 18, Al-Kahf (A Caverna) (parte 1 de 2) - Capítulo 80, Versículos 33-42: Uma Descrição do Dia do Julgamento - Capítulo 87 Al-A'la (O mais elevado) - Capítulo 89 Al-Fajr (A Alvorada) - Capítulo 88: Al-Ghashiyah (O Evento Assolador) - Capítulo 86 At-Tariq (O Visitante Noturno) - Capítulo 54, Al-Qamar (A lua) - Capítulo 53, An-Najm (A estrela) - Capítulo 71, Nuh (Noé) - Capítulo 21 Os profetas (Al-Anbiya) - Capítulo 73, Al-Muzzamil -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Que Ramadan é o seu?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

O jejum reforma os seres, incentiva o adquirir os méritos e se afastar dos males, Nele os pecados são perdoados, expia os males, as benevolências aumentam. O Profeta (S) disse: "Quem jejuar durante o mês de Ramadan com fé e esperança ser-lhe-ão perdoados os pecados passados." (De consenso).

Sim, servos de Allah, o mês de Ramadan é motivo de expiação dos pecados e das maldades, a não ser os pecados graves. O Profeta (S) disse: "As cinco orações diárias, da sexta-feira à outra, de Ramadan a outro, são penitência dos pecados entre eles, se evitarem os pecados graves." (compilado por Musslim). E disse: "A tentação do ser humano, com a família, os bens e o vizinho é expiada com a oração, o jejum e a caridade." (de consenso).


O mês de Ramadan possui o atendimento das súplicas, o alívio das aflições. O Profeta (S) disse: "Cada muçulmano tem uma súplica atendida que ele faz no mês de Ramadan." Ele também disse: "A súplica de três pessoas não são rejeitadas: do jejuador até quebrar o jejum, do Imam justo e do oprimido." (Compilado por Ahmad).

Eis a oportunidade de Ramadan. Que Ramadan será o seu? Eis a dádiva de Ramadan. Que você vai fazer? O que vai ser?


Ramadan chegou como horta dos servos

Para purificar os corações da imoralidade.

Cumpre os seus direitos em palavras e atos

E toma-o como provisão para a eternidade.

Quem plantar e não regar as sementes,

Arrepender-se-á no dia da colheita.


Um mês com esses aspectos, méritos e nobreza é raro pelo aproveitamento e pela importância. Quem bom, irmão muçulmano, que você o recebesse e aproveitasse dele! Abu Huraira (R) relatou que o Profeta (S) disse: "Já chegou o mês de Ramadan, um abençoado mês. Foi estabelecido o jejum durante ele. Nele, as portas do Paraíso se abrem e as portas do Inferno se fecham e os demônios são acorrentados. Possui uma noite melhor do que mil meses. O desventurado é quem for privado do perdão de Allah durante esse fabuloso mês." (Compilado por Ahmad).

O Profeta (S) costumava anunciava aos companheiros a chegada de Ramadan. Fazia-o para afastar as aflições, renovar o entusiasmo e preparar as pessoas para melhorarem as relações na oportunidade de Ramadan, e não perdê-la. Esta era a conduta dos nossos antecessores (que Allah tenha misericórdia deles). Mu'alla Ibn Al Fadhl disse a respeito dos antecessores: "Costumavam suplicar a Allah, Exaltado seja, durante seis meses para que possam alcançar o mês de Ramadan, e suplicavam por mais seis meses para ser aceito deles. "Yahia Ibn Kacir (Rahamahullah) disse que uma de suas súplicas era: 'Ó Allah, entrega-me para Ramadan, entrega Ramadan a mim e aceita-o de mim."

Caros irmãos: A chegada de Ramadan após o anterior indica a sucessão dos dias. Os dias se vão, os anos correm e todos os mortais que observem esperem. O inteligente é quem aproveita as oportunidades da misericórdia e do perdão.


O mês de Ramadan está chegando, servos de Allah. Que Ramadan vai ser o seu? Qual é a sua preparação? Quais são as cerimônias para recebê-lo? Quanto à recebê-lo, as pessoas se dividem: Será que você, caro irmão, da parte que se alegra com a sua chegada, porque aumenta mais a sua aproximação de Allah, Exaltado seja? Esta é a conduta dos crentes muçulmanos: "Ó humanos, já vos chegou uma exortação do vosso Senhor, a qual é um bálsamo para a enfermidade que há em vossos corações, e é orientação e misericórdia para os crentes. Dize: Contentai-vos com a graça e a misericórdia de Allah! Isso é preferível a tudo quanto entesourarem." (10:57-58). O nosso Profeta, Mohammad (S), lidera estes. Ibn Abbás (R) relatou: "O Profeta era a pessoa mais generosa durante o mês de Ramadan, quando o Anjo Gabriel o encontrava a toda noite, fazendo-o recordar do Alcorão. O Profeta (S) era mais generoso do que os ventos fertilizantes." (Do consenso).

Há outro tipo – que Allah nos livre de pertencermos a ele – não conhece o seu Senhor a não ser durante o mês de Ramadan. Não pratica a oração, não recita o Alcorão a não ser em Ramadan. Este é um arrependimento falso, enganadora e sedutora de Satanás. Péssimas pessoas são as que não conhecem a Allah a não ser em Ramadan.

Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan Que Ramadan é o seu?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2018. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo