Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: Capítulo 88: Al-Ghashiyah (O Evento Assolador) - Capítulo 86 At-Tariq (O Visitante Noturno) - Capítulo 54, Al-Qamar (A lua) - Capítulo 53, An-Najm (A estrela) - Capítulo 71, Nuh (Noé) - Capítulo 21 Os profetas (Al-Anbiya) - Capítulo 73, Al-Muzzamil - Capítulo 31 Lucman - Capítulo 20, Ta-Ha (Ta-Ha) - Capítulo 18, versículos 28-30: A verdade vem de seu Senhor - Capítulo 23, Al-Mu’minun (Os crentes) - Capítulo 16, versículo 18: As bênçãos incontáveis de Deus - Capítulo 16, An-Nahl (As Abelhas) (parte 2 de 2) - Capítulo 16, An-Nahl (As Abelhas) (parte 1 de 2) - Capítulo 15, Al-Hijr -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Capítulo 10 Yunus (Jonas) (parte 1 de 2)
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Descrição: A primeira parte desse capítulo contém um convite, uma admoestação e um aviso. Deus é Um e está em controle. Essa vida é muito curta e a Outra Vida é para sempre.

 

Por Aisha Stacey (© 2017 IslamReligion.com)

 

Introdução

O capítulo 10 do Alcorão, intitulado Jonas foi revelado em Meca. Toma o seu título da referência ao profeta Jonas no versículo 98 e se concentra principalmente na Unicidade de Deus.  Esse capítulo enfatiza o poder de Deus e Sua ira em relação àqueles que negam consistentemente a verdade de Suas revelações e sinais. O profeta Muhammad é encorajado a ser paciente e ciente de que é incapaz de forçar as pessoas a acreditarem.

Versículos 1 - 10 Um livro de sabedoria

Esses são os versículos de um livro sábio, diz Deus. Um livro cheio de sabedoria que detém a decisão sobre todos os assuntos. Por que então as pessoas chamam o admoestador escolhido dentre elas de adivinho? Deus é Aquele que criou tudo que está nos céus e na terra em seis períodos de tempo (dia é a palavra usada aqui, mas não é o período de 24 horas que conhecemos). Ele então Se estabeleceu no Trono, supervisionando e monitorando tudo abaixo Dele. Os crentes que O adorarem serão recompensados, mas aqueles que se recusarem experimentarão a punição. Seus sinais estão em toda a parte do universo e têm um propósito. Os que creem compreendem. Alguns não prestam atenção aos sinais, mas sua morada eterna será no Inferno. Entretanto, os que forem salvos por causa de sua fé louvarão a Deus.

Versículos 11 - 20 Quem é o mais perverso?

Se Deus corresse para a punição daqueles que a merecem, suas vidas terrenas estariam acabadas. Mas Ele permite que os malfeitores vaguem cegamente em sua ignorância. Quando uma pessoa está necessitada chama por Deus, mas quando Deus remove a aflição ela retorna para a desobediência como se nunca tivesse chamado por Deus. Gerações inteiras foram destruídas por causa do mal que fizeram. Os mensageiros vieram, mas foram ignorados e abusados. Deus observa as gerações seguintes.

Quando o Alcorão é recitado para os que não têm esperança de encontrar Deus eles pedem ao profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, que traga algo diferente ou mude o Alcorão. Deus diz ao profeta Muhammad para dizer-lhes que não cabe a ele mudá-lo.  Ele (o profeta Muhammad) só traz o que lhe foi revelado ele também teme o dia de prestar contas. Deus pergunta quem é mais perverso do que aquele que inventa mentiras contra Deus ou nega Seus sinais? Os malfeitores jamais prosperarão. Adoram outras coisas além de Deus, que não podem prejudicá-los ou beneficiá-los. Deus está muito acima daqueles com os quais O associam.  A humanidade já foi uma única nação, mas divergiram. Somente Deus conhece o invisível. Então, espere para que seja revelado.

Versículos 21 - 30 Deus lhe convida para o Paraíso

As pessoas chamam por Deus quando estão sofrendo, mas planejam e tramam contra Ele quando são retornados ao conforto. Quando forem retornados a Deus Ele lhes dirá o resultado de seus esquemas. As pessoas acham que têm algum poder sobre a vida desse mundo, mas o decreto de Deus é que ele acabará. Os sinais são para aqueles que escolhem refletir. Deus convoca à morada da paz (Paraíso) e encaminha à senda reta quem Lhe apraz. Aqueles que fazem o bem terão uma boa recompensa; são os companheiros do Paraíso. E aqueles que fazem o mal encontrarão um mau resultado no Inferno. No Dia do Juízo aqueles que adoraram outros além de Deus constatarão que suas falsas divindades negam todo o conhecimento de suas adorações e comportamentos. Algumas nem estão cientes de que estão sendo adoradas e aqueles que consentiram em serem adorados mentirão e negarão isso.

Versículos 31 - 40 Quem acreditará?

Deus aborda os descentes perguntando quem lhes dá provisão, quem permite que vejam e ouçam, quem traz os vivos dos mortos e tira os mortos dos vivos e cuida de todos os assuntos? Eles respondem que é Deus, mas por que então não prestam atenção? Deus é Quem dá vida, que pode terminar a criação e então trazê-la de volta novamente. Pode algum daqueles associados para os quais se voltam fazer isso? Não, não podem. O que há de errado com as pessoas? Aquele que guia para a verdade é mais digno de ser seguido.

Deus é Onisciente e não é possível que esse Alcorão tenha sido produzido por algum outro além de Deus. É uma confirmação do que veio antes. Se as pessoas dizem que o profeta Muhammad inventou o Alcorão, então peça a elas para apresentarem um capítulo como o dele. Não são capazes de fazê-lo, mesmo quando pedem ajuda. Não conseguem captar a verdade porque ainda não viram suas profecias serem cumpridas. O Alcorão mostra o fim à espera dos descrentes. Alguns acreditarão, mas alguns não. Deus sabe quem causa corrupção.

Versículos 41 – 56 Perdedores na Outra Vida

Deus diz ao profeta Muhammad o que falar se o negarem - "Para mim são os meus atos, para vocês os seus. Estão dissociados do que faço e estou dissociado do que fazem." Alguns ouvem, mas Muhammad não pode fazer o surdo ouvir. Alguns veem, mas ele não pode fazer o cego enxergar. Deus não é injusto com as pessoas, mas as pessoas são injustas consigo mesmas.

No Dia do Juízo as pessoas sentirão como se tivessem estado nesse mundo por uma hora ou menos e reconhecerão umas as outras. Aquelas que negaram esse encontro serão as perdedoras. Todas retornarão para Deus e isso acontecerá independente do profeta Muhammad ver ou não a punição acontecer. Cada povo teve seu mensageiro. Quando o mensageiro chegar serão julgados e não haverá injustiça. Existe um tempo determinado para cada comunidade e quando ele chega, não pode ser adiado ou apressado.

No Dia do Juízo não há saída para os descrentes. Eles o negaram por tanto tempo. Será que acreditarão quando os alcançar? Será dito que experimentem a punição, porque a promessa de Deus é verdadeira. Ele dá vida e causa a morte. A Ele todos nós retornaremos.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/10896/capitulo-10-yunus-jonas-parte-1-de-2/

 

Hierarquia do Artigo:
Artigos O Alcorão Sagrado Capítulo 10 Yunus (Jonas) (parte 1 de 2)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2018. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo