Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Deus é al-Mujeeb – Aquele que atende às súplicas
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Esse nome de Deus é encontrado no seguinte versículo do Alcorão: "Implorai, pois, Seu perdão; voltai a Ele arrependidos, porque meu Senhor está próximo e responde às súplicas." (Alcorão 11:61)

Deus responde às orações daqueles que Lhe suplicam. Alivia os que buscam refúgio Nele e aplaca seus temores. Responde até as súplicas dos descrentes e dos que são negligentes quando, no auge do desespero, chamam por Ele:

Ele é Quem vos encaminha na terra e no mar. Quando se acham em naves e estas singram o oceano ao sabor de um vento favorável, regozijam-se. Mas, quando os açoita uma tormenta e as ondas os assaltam por todos os lados, e creem naufragar, então imploram sinceramente a Deus: Se nos salvares deste perigo, contar-nos-emos entre agradecidos! Mas, quando os salva, eis que causa, injustamente, iniquidade na terra." (Alcorão 10:22-23)

Deus respondeu a Noé (que a paz esteja sobre ele) em sua angústia, salvando-o e a seus seguidores na Arca quando Ele afogou os pecadores no dilúvio: "Noé Nos havia suplicado! E somos o melhor para ouvir as súplicas." (Alcorão 37:75)

Deus respondeu às súplicas de Jó (que a paz esteja sobre ele): "E (recorda-te) de quando Jó invocou seu Senhor (dizendo): ‘Em verdade, a adversidade tem-me açoitado; porém, Tu és o mais clemente dos misericordiosos!’ E o atendemos e o libertamos do mal que o afligia; restituímos-lhes a família, duplicando-a, como acréscimo, em virtude da Nossa misericórdia, e para que servisse de mensagem para os adoradores." (Alcorão 21:83-84)

Deus respondeu às súplicas de Jonas (que a paz esteja sobre ele) quando clamou de dentro do estômago da baleia: "E (recorda-te) de Dun-Num quando partiu, bravo, crendo que não poderíamos controlá-lo. Clamou nas trevas: Não há mais divindade do que Tu! Glorificado sejas! É certo que me contava entre os iníquos! E o atendemos e o libertamos da angústia. Assim salvamos os crentes." (Alcorão 21:87-88)

Da mesma forma Deus atendeu às súplicas de Abraão, Zacarias, João Batista, Jesus e de todos os Seus profetas e mensageiros (que a paz esteja sobre todos eles). Eles imploraram a seu Senhor com toda a humildade e sinceridade e, assim, Ele em Sua graça infinita os protegeu, guiou, honrou e aceitou seus apelos.

Deus responde às orações daqueles que Lhe suplicam e colocam Nele as suas esperanças. Todas as orações e súplicas devem ser feitas somente para Deus.

"E teu Senhor disse: Invocai-Me, que vos atenderei! Em verdade, aqueles que se ensoberbecerem, ao Me invocarem, entrarão, humilhados, no inferno." (Alcorão 40:60)

Deus prescreveu a súplica para nós e prometeu responder as nossas orações. Por isso Umar costumava dizer: "Não me preocupo se minhas súplicas serão atendidas. Preocupo-me com as minhas súplicas."

Em outras palavras, quando uma pessoa é abençoada a suplicar a Deus, isso em si é o benefício. Quanto à resposta, é algo que já foi concedido.

Deus é Quem remove nossas angústias. Ele nos lembra: "Deus vos liberta disso e de toda angústia e, sem dúvida, Lhe atribuís parceiros!" (Alcorão 6:64)

Nossas súplicas a Deus são um meio para dissipar calamidades e dificuldades e atrair bênçãos e oportunidades para nós. Entretanto, súplicas não são a única para esse efeito desejado. Existem outras causas que precisam ser reconhecidas também, incluindo as relações naturais de causa e efeito.

Deus, em Sua sabedoria, sabe o que é melhor. Ele fez nossas súplicas uma das influências que afetam nossas vidas e prometeu respondeu nossas orações. Isso significa que às vezes Ele nos responde precisamente o que pedimos. Outras vezes Ele pode prevenir uma calamidade que estávamos destinados a sofrer. Ele também pode adiar a concessão da resposta àquela súplica até o Dia da Ressurreição e nos recompensar com as bênçãos disso naquele dia, em termos de nosso julgamento e recompensa na Outra Vida, pesando em nosso favor naquele dia quando nossos atos serão pesados. Isso é garantido para todos que suplicam a Deus com sinceridade e devoção. Geralmente o caso é a resposta para nossas súplicas vir nesse mundo precisamente como pedimos.

Quando lemos sobre as vidas dos profetas, testemunhamos muitos casos nos quais Deus respondeu as suas orações. O profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, implorou a Deus em nome de vários de seus companheiros. Implorou a Deus por Ibn Abbas pedindo: "Ó Deus! Faça com que ele tenha conhecimento profundo da religião." Suplicou para que Anas ibn Malik tivesse uma vida longa e muitos filhos. Orou para que Umar ibn al-Khattab abraçasse o Islã e adicionasse sua força à comunidade muçulmana. Implorou a Deus em nome de muitas das tribos com as quais interagiu e por todos os muçulmanos em todas as épocas.

Encontramos muitos relatos, passados e atuais, de como Deus respondeu às orações das pessoas. Sempre que as pessoas acreditam em Deus, mesmo que possam ser pecadoras em suas ações e desorientadas em seu entendimento religioso, as vemos falando sobre como Deus respondeu suas orações e removeu suas aflições. Isso é algo que não pode ser negado, uma prova adicional que atesta a existência de Deus e Sua misericórdia. Essa é a razão pela qual raramente encontramos alguém que, ao enfrentar uma grande calamidade ou aflição, se abstém de se voltar para Deus para alívio de sua angústia.

O benefício de conhecer esse Nome de Deus

Consciência de que Deus é Aquele que atende as súplicas é um conforto e fonte de força para quem perdeu todas as esperanças ou recursos, tendo somente Deus para se voltar. Nesse momento, se voltam para Deus com o coração mais sincero e mais devotado e, rapidamente, Deus alivia seus fardos e remove suas aflições.

Essa é a experiência daqueles que estão definhando na prisão, sem que alguém venha em sua defesa. Essa é a experiência da pessoa que está perdida, sozinha, em território selvagem. Essa é a experiência do marinheiro cujo navio foi lançado no mar em uma tempestade violenta. Da pessoa com doença terminal cujos médicos perderam a esperança, e que se recupera depois de se voltar para Deus. Do oprimido vitimado pelo poderoso, sobre cujas orações Deus diz: "Pelo meu poder e majestade, te concederei a vitória, embora depois de um tempo." [1]



Notas de rodapé:

[1] Sunan al-Tirmidhi, Sunan Abi Dawud, Sunan Ibn Majah

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10872/deus-e-al-mujeeb-aquele-que-atende-as-suplicas/

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã Deus é al-Mujeeb – Aquele que atende às súplicas


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo