Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Missão Profética no Islã (parte 2 de 2)
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos
Descrição: A crença islâmica em todos os profetas sem exceção, com uma pequena discussão sobre a natureza de Jesus e Muhammad.
Por iiie.net (editado por IslamReligion.com)
Publicado em 04 Jan 2009 - Última modificação em 07 Jan 2009
Visualizado: 4019 (média diária: 3) - Classificação: nenhum ainda - Classificado por: 0
Impresso: 271 - Enviado por email: 0 - Comentado em: 0

Categoria: Artigos > Crenças do Islã > Os Seis Pilares da Fé e Outras Crenças Islâmicas

Pode-se bem perguntar:

quantos  profetas Deus enviou para a humanidade?  Nós temos certeza apenas do que foi claramente mencionado no Alcorão, de que Deus enviou um mensageiro para cada nação.  Isso porque é um dos princípios de Deus que Ele nunca pedirá contas a um povo a menos que Ele tenha deixado claro a eles o que fazer e o que não fazer.  O Alcorão menciona os nomes de 25 profetas e indica que existiram outros que não foram mencionados ao Profeta Muhammad, que Deus o exalte.  Esses 25 incluem Noé, Abraão, Moisés, Jesus e Muhammad (que Deus exalte a todos).  Esses cinco são os maiores entre os mensageiros de Deus.  Eles são chamados os profetas ‘resolutos’.

Um aspecto notável da crença islâmica na missão profética é que os muçulmanos respeitam e acreditam em todos os mensageiros de Deus sem exceções.  Todos os profetas vieram do mesmo Único Deus, para o mesmo propósito: levar a humanidade a Deus.  Dessa forma, a crença em todos eles é essencial e lógica; aceitar alguns e rejeitar outros tem que ser baseado em equívocos sobre o papel do profeta ou em um preconceito racial.  Os muçulmanos são o único povo no mundo que consideram a crença em todos os profetas um artigo de fé.  Os judeus rejeitam Jesus e Muhammad (que a paz esteja sobre eles), e os cristãos rejeitam Muhammad, que Deus o exalte.   Os muçulmanos aceitam todos eles como mensageiros de Deus que trouxeram orientação para a humanidade.  Entretanto, as revelações que os profetas antes de Muhammad, que Deus o exalte, trouxeram de Deus foram corrompidas de uma forma ou de outra.

A crença em todos os profetas de Deus é exigida dos muçulmanos no Alcorão:

“Dize (Ó muçulmanos): “Cremos em Deus e no que foi revelado para nós, e no que foi revelado para Abraão e Ismael, e Isaque e Jacó e para as tribos; e no que foi concedido a Moisés e a Jesus.  Não fazemos distinção entre nenhum deles e a Ele nos submetemos.” (Alcorão 2:136)

O Alcorão continua nos versículos seguintes a instruir os muçulmanos de que essa é a crença verdadeira e imparcial.   Se outras nações acreditam no mesmo, elas estão seguindo o caminho certo.  Se não, elas devem estar seguindo seus próprios objetivos e preconceitos e Deus cuidará delas.  Dessa forma nós lemos:

“E se eles crêem no que vós credes, com efeito, se guiarão.  Mas se eles voltarem as costas, por certo, estarão em discórdia e Deus será suficiente contra eles.  Ele é o Oniouvinte, o Onisciente.  Essa é a religião de Deus e quem é melhor do que a religião de Deus?” (Alcorão 2:137-138)

Existem, pelo menos, dois pontos importantes relacionados à missão profética que  precisam ser esclarecidos.  Esses pontos se referem ao papel de Jesus e Muhammad (que a paz esteja sobre eles) como profetas, que são geralmente mal-compreendidos.

O relato corânico de Jesus enfaticamente rejeita o conceito de sua ‘divindade’ e ‘filiação divina’ e o apresenta como um dos grandes profetas de Deus.  O Alcorão deixa claro que o nascimento de Jesus sem um pai não faz dele o filho de Deus e menciona, a esse respeito, Adão, que foi criado por Deus sem pai ou mãe.

“Verdadeiramente, o exemplo de Jesus, aos olhos de Deus, é como o de Adão; Ele o criou do pó e então disse-lhe: “Sê”, e ele foi.” (Alcorão 3:59)

Como outros profetas, Jesus também realizou milagres.  Por exemplo, ele ressuscitou o morto e curou o cego e os leprosos, mas, enquanto realizava esses milagres, ele sempre deixou claro que era tudo de Deus.  Na verdade, os equívocos sobre a personalidade e missão de Jesus, que a paz esteja sobre ele, encontraram espaço entre seus seguidores porque a mensagem divina que ele pregou não foi registrada durante sua presença no mundo.  Ao contrário, ela foi registrada após um lapso de aproximadamente cem anos.  De acordo com o Alcorão, ele foi enviado aos Filhos de Israel; ele confirmou a validade do Torá, que foi revelado a Moisés, que a paz esteja sobre ele, e ele também trouxe boas novas de um mensageiro final depois dele.

“E quando Jesus, filho de Maria, disse: ‘Filhos de Israel!  De fato eu sou o mensageiro para vós, confirmando o Torá que havia antes de mim, e anunciando um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será o louvado.”  (Alcorão 61:6)

(O “louvado” é a tradução de “Ahmad”, que é o nome do Profeta Muhammad.)

Entretanto, a maioria dos judeus rejeitou seu ministério.  Eles atentaram contra sua vida e em sua opinião, o crucificaram.  Mas o Alcorão refuta essa opinião e diz que eles nem o mataram e nem o crucificaram; ao contrário, ele foi elevado até Deus.   Existe um versículo no Alcorão que deixa implícito que Jesus voltará e que todos os cristãos e judeus acreditarão nele antes dele morrer.  Isso também é suportado por ditos autênticos do Profeta Muhammad, que Deus o exalte.

O último profeta de Deus, Muhammad, nasceu na Arábia no século 6 EC.  Até a idade de 40 anos, o povo de Meca o conhecia apenas como um homem de excelente caráter e maneiras educadas e o chamava de ‘Al-Ameen’ (‘O Confiável’).  Ele também não sabia que logo seria feito profeta e recebedor de revelação de Deus.  Ele chamou os idólatras de Meca à adoração do único Deus e a aceitá-lo (Muhammad, que Deus o exalte) como Seu profeta.  A revelação que ele recebeu foi preservada durante a sua vida na memória de seus companheiros e também foi registrada em pedaços de folha de palmeira, couro, etc.  Dessa forma o Alcorão que é encontrado hoje é o mesmo que foi revelado a ele, nem uma sílaba foi alterada, já que o próprio Deus garantiu sua preservação.  O Alcorão clama ser o livro da orientação para toda a humanidade para todos os tempos, e menciona Muhammad, que Deus o exalte, como o último Profeta de Deus.

leia o artigo original em: http://www.islamreligion.com/pt/articles/227/

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã Missão Profética no Islã (parte 2 de 2)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo