Deus al-Awwal, al-Akhir (o Primeiro & Último)
Enviado por admin em 27/12/2017

Descrição: Ele é o Primeiro e nada O precede e é o Último, cuja existência persiste sem fim. Essa é uma crença que nos torna humildes e nos lembra da inevitabilidade do nosso próprio fim e o do mundo.

 

Por Sheikh Salmanal-Oadah (islamtoday.net) [editado por IslamReligion.com]

Deus diz: "Ele é o primeiro e o último. O Visível e o Invisível, e é Onisciente." (Alcorão 57:3)

http://all4desktop.com/data_images/1920%20x%201080/4154794-green-valley.jpgDeus precede todas as coisas e não tem começo.  Permanece depois de todas as coisas sem jamais chegar a um fim.

O profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, disse, ao abordar Deus em súplica: "Tu és o Primeiro, então nada O precede. Tu és o Último, então nada vem depois de Ti. Tu és o Manifesto, então nada vem acima de Ti. Tu és o Oculto, então nada vem abaixo de Ti. Cuide de nossos débitos e nos enriqueça para que não sejamos pobres." [1]

Deus diz: "Dize: Ele é Allah, o Único. Deus, o Absoluto. Allah, o Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!" (Alcorão 112:1-4)

"Jamais gerou ou foi gerado" expressa um aspecto fundamental da perfeição de Deus.  Tudo em nossa experiência humana limitada deve ter um começo e um fim.  Nós mesmos nascemos e morreremos.  Esse é o caso com os nossos pais e antepassados, assim como com nossos filhos e descendentes.  Essas relações permeiam a criação.

Então Deus diz: "Deus, o Absoluto. Jamais gerou ou foi gerado" e prossegue imediatamente com: "ninguém é comparável a Ele!" Não podemos comparar Deus com nada em nossa experiência.  Da mesma forma, constatamos que Deus nos ordena: "Não compareis ninguém a Deus." (Alcorão 16:74) Essa é a forma como nossa fé em Deus deve ser.

Deus é o Primeiro que não é precedido por coisa alguma.  Embora nossa imaginação não consiga captar essa ideia de algo que não é precedido por nada, nossos corações e mentes aceitam isso facilmente.  Da mesma forma, Deus é o Último, cuja existência persiste sem fim.  Como tal, Deus é verdadeiramente o Herdeiro: "E (recorda-te) de Zacarias quando implorou ao seu Senhor: Ó Senhor meu, não me deixes sem prole, não obstante seres Tu o melhor dos herdeiros!" (Alcorão 21:89)

Deus é atemporal e eterno, sem começo ou fim.  Em contraste, todas as coisas criadas têm um começo e fim.

Deus diz sobre o Sol: "E o sol, que segue o seu curso até um local determinado." (Alcorão 36:38) O sol e outros corpos celestiais são muito mais velhos que as coisas vivas na Terra.  Mas assim como as vidas efêmeras dos seres terrestres, as estrelas nascem e morrem.  Todas as coisas no universo devem chegar a um fim.

Deus não pode ser compreendido de acordo com os termos da existência material.  Não está vinculado às leis da física que são, elas próprias, parte da natureza que Ele criou.

Não é surpresa que a mente não consiga captar plenamente o Criador, uma vez que a mente em si é criada e sujeita às limitações de sua natureza criada.  A mente só pode cair em confusão e auto ilusão se tentar racionalizar o que está além de sua capacidade.  Ao contrário, devemos aplicar nossos esforços mentais para questões que nossas mentes são capazes de se engajarem - como o universo que Deus criou e os vastos horizontes de conhecimento que ele apresenta.  Deus nos deu a habilidade de descobrir as leis da natureza e podemos aproveitar esse conhecimento para beneficiar a humanidade de modos que agradem a Deus.

Benefícios de conhecer esses Nomes

Ao sabermos que Deus é o Primeiro e o Último, percebemos que as melhores coisas nas quais podemos investir para nós mesmos nesse mundo e no próximo são as que agradam a Deus.  O que fazemos em nome de Deus é o que deve permanecer.  Deus diz: "Tudo quanto existe na terra perecerá. E só subsistirá o Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo."(Alcorão 55:26-27)

Esse mundo chegará ao fim.  Entretanto, retornaremos para o nosso Senhor, e as ações que fizemos em nossas vidas terrenas buscando Sua satisfação nos favorecerão naquele momento.  Esse é um dos pontos que o versículo destaca quando diz "E só subsistirá o Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo." Nossas palavras e atos pelos quais Deus nos recompensará, em Sua infinita generosidade, continuarão conosco quando tudo o mais se for.

Devemos nos empenhar para manter a satisfação de Deus em primeiro plano em nossas mentes e estarmos cientes da Outra Vida, enquanto vivemos nossas vidas cotidianas.  Não devemos apenas nos empenhar por ganhos materiais, mas fazer da Outra Vida a nossa prioridade.  Deus diz: "Entretanto, vós, (ó descrentes) preferis a vida terrena." (Alcorão 87:16-17)

Saber que Deus é o Primeiro e o Último também nos ajuda a enfrentar nossa própria morte e que cada estado que experimentamos na vida terá um fim.  Desfrutamos de um período de juventude.  Se não morremos enquanto estamos jovens, certamente sofreremos a perda de nossa juventude.  Envelheceremos e então morreremos.  Não há escapatória da morte em qualquer caso.  Esse é o fim que Deus ordenou para todas as pessoas.  Somente Ele nunca morre.  Somente Ele Deus é eterno, sem começo ou fim.

Entretanto, em Sua graça infinita prometeu aos crentes sinceros e verdadeiros uma vida eterna que Ele concederá no Paraíso: "Sabei que os tementes morarão entre os jardins e rios, em uma assembleia da verdade, na presença de um Senhor Onipotente, Soberaníssimo."(Alcorão 54: 54-55)

Que Deus nos abençoe para estarmos entre os virtuosos.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/10868/deus/