Capítulo 31 Lucman
Enviado por admin em 18/04/2018

Descrição: As características de um crente, a punição que aguarda os descrentes e aqueles que distraem os crentes da adoração, conselho sábio e do poder supremo de Deus.

Por Aisha Stacey (© 2018 IslamReligion.com)

 

Introdução

https://www.pixelstalk.net/wp-content/uploads/2016/06/Wave-Background.jpgO capítulo 31 do Alcorão tem 34 versículos e é chamado de Lucman. Recebeu o nome em referência ao sábio Lucman, cujo conselho aos filhos aparece nos versículos 13 a 19. O capítulo abre com uma descrição dos crentes e condena fortemente aqueles que tentam desviar os demais. Lucman foi revelado em Meca no auge da perseguição aos muçulmanos e os jovens muçulmanos eram elogiados por desobedecerem aos pais, quando tentavam afastá-los do Islã. Os descrentes são avisados sobre as consequências de suas ações e é dito ao profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, para não se entristecer com suas ações.

Versículo 1

Está entre as quatorze letras de abertura que ocorrem em várias combinações no início de vinte e nove capítulos do Alcorão. Ao longo dos séculos tem havido muita especulação quanto ao seu significado. Entretanto, Deus nunca revelou que qualquer significado específico para elas.

Versículos 2-7 Características e distrações

Esses são os versículos do Alcorão. É orientação e misericórdia para aqueles que levam uma vida consciente de Deus e com a Outra Vida como seu foco principal. Esses serão os bem-sucedidos. Entretanto, existem algumas pessoas que não têm conhecimento e pagam por fábulas que afastam outros de Deus. Aqueles que distraem um crente encontrarão um tormento humilhante esperando por eles. Quando os versículos são recitados se afastam com desdém, como se as palavras não fossem nada, além de um peso em seus ouvidos. Deus repete Seu aviso determinando que lhes seja dito que haverá um tormento doloroso.

Versículos 8-11 Uma promessa verdadeira

Aqueles que creem e fazem boas ações estarão nos jardins de bênçãos. É uma promessa verdadeira porque Ele é Poderoso e Sábio. Criou os céus sem pilares visíveis, estabeleceu as montanhas firmemente sobre a terra de modo que não se deslocarão, e espalhou os animais de todos os tipos pela terra. Ele envia chuva do céu, que possibilita o crescimento de todos os tipos de vida vegetal. Essa é a criação de Deus. O que os outros que adoram criaram? Os descrentes estão claramente em erro.

Versículos 12-15 Conselho aos jovens

Deus diz que deu sabedoria a Lucman para que ele pudesse ser grato. Quem for grato a Deus o faz por seu próprio benefício. Os que são ingratos e negam os favores de Deus devem compreender que Deus não precisa de sua gratidão. Lucman aconselha seu filho dizendo para não atribuir parceiros a Deus, porque é um erro terrível.

Deus ordena que as pessoas sejam boas com seus pais, porque suas mães carregam seus filhos com grande dificuldade e geralmente os alimentam a partir de seus próprios corpos, por dois anos.  Deus associa gratidão a Ele com a gratidão em relação aos pais.  Diz para sermos gratos e obedecê-los, mas enfatiza para não os obedecer se pedirem para cometer o maior dos pecados, que é associar outros a Deus.  Não devemos obedecê-los em assuntos que vão contra os mandamentos de Deus e fazer o que é certo, mas ao mesmo tempo devemos tratar nossos pais com cuidado e respeito.

Versículos 16 -19 Um conselho sábio

Nada pode escapar ao conhecimento de Deus, diz Lucman ao seu filho.  Mesmo que seja tão pequeno quanto um grão de mostarda ou oculto dentro de uma rocha, ou seja uma mancha em um universo vasto, Deus pode ver claramente e é capaz de expô-lo.   Lucman então aconselha seu filho a levar uma vida moral e honrada e lhe diz como: estabeleça a oração, encoraje o bem, proíba o mal e suporte os testes e aflições da vida com paciência.  Não aja com as pessoas com desdém e não caminhe pela terra com arrogância, porque Deus não gosta dos extravagantes. Então, caminhe em um passo moderado e fale em voz baixa, porque Deus não gosta de vozes agressivas como o zurro dos asnos.  São todos conselhos sábios para comportamento moral e interação entre as pessoas.

Versículos 20-26 Uma admoestação

Deus pergunta se não vemos que tudo nos céus e na terra é para o benefício da humanidade.  É auto evidente, mas existem aqueles que argumentam a respeito.  Quando lhes é dito para seguir a orientação de Deus, respondem dizendo que não o farão e seguirão, ao invés disso, o caminho traçado por seus antepassados.  Dizem isso apesar de Satanás os estar convidando para entrar no Inferno.  Aqueles que se submetem à vontade de Deus e vivem uma vida virtuosa se apegaram ao apoio mais confiável, porque o resultado de todos os assuntos está com Deus.

Se descrerem não se deixe abater (Ó Muhammad), porque para Nós (Deus) é o retorno deles e serão informados da realidade de suas ações. Deus sabe o que está em seus corações. Nós (Deus) concedemos a eles diversão por um tempo, mas na Outra Vida serão conduzidos para uma punição incessante. Se lhes perguntar quem criou os céus e a terra dirão "Deus", mas associam parceiros a Deus na adoração. Ao reconhecerem que Deus é o Criador de tudo e então adorarem objetos criados, estabelecem provas contra si próprios! Deus é o Criador e Dono de tudo que está nos céus e na terra. Não precisa de nada de Sua criação e é o único merecedor de adoração.

Versículos 27-30 O maior

Se todas as árvores na terra fossem pena e os oceanos tinta, reabastecidos por mais sete oceanos, o registro das palavras de Deus (sinais e criações) não se extinguiriam. É tão fácil para Deus criar e ressuscitar cada ser vivo como é criar e ressuscitar uma única alma. Deus é Ouviouvinte e Onisciente. Não veem que Deus faz o dia suceder a noite continuamente em um padrão preciso? O sol e a lua também giram em suas órbitas de acordo com o plano de Deus. Deus sabe muito bem o que fazem. Deus é a verdade e os que podem invocar ao lado Dele é falsidade. Ele é o Altíssimo e o Maior.

Versículos 31-34 Cuidado com Satanás e a ilusão desse mundo

Os navios navegam pelo oceano pela graça de Deus. Verdadeiramente existem sinais nisso para qualquer pessoa grata. Quando as ondas emergem sobre eles invocam a Deus com devoção sincera, mas quando Deus os leva em segurança para a terra, alguns oscilam entre crença e descrença. Ó humanos, temam seu Senhor e o Dia em que nenhum membro da família beneficiará outro membro da família. Não deixem a vida desse mundo iludi-los ou Satanás enganá-los. É somente Deus Que tem conhecimento da Hora, envia a chuva e sabe o que está nos úteros - nada escapa Seu conhecimento. Nós humanos não sabemos o que acontecerá no momento seguinte. Deus sabe de tudo e está ciente de todas as coisas.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/10924/capitulo-31-lucman/