Bem-vindo ao Centro Islâmico Brasileiro - Últimos Artigos: A oração do Tarawih - Quando a pessoa em jejum deve quebrá-lo? - As coisas que invalidam o jejum - Algumas Sunnan (atos recomendáveis) sobre jejum - Capítulo 105, Al Fil (O Elefante) - Capítulo 97, Al-Qadr (A Noite do Poder) - Capítulo 96, Al-'Alaq (O coágulo) - Capítulo 94, Ash-Sharh (A Abertura) - Capítulo 104, Al-Humazah (O Difamador) - Capítulo 87 Versículos 9 - 19: Os afortunados ouvem o aviso - Capítulo 92, Al-Layl (A Noite) - Capítulo 85, Al-Buruj (As Grandes Constelações) - Capítulo 82, Al-Infitar (O fendimento) - Capítulo 80, Abasa (O Austero) - Capítulo 81, At-Takweer (O enrolamento) -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).


Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Quando a pessoa em jejum deve quebrá-lo?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Todos os louvores são para Allah.

A Sunnah é apressar-se para quebrar o jejum, o que significa quebrar rapidamente logo após o pôr do sol. Atrasar o jejum até depois que as estrelas tenham saído é a prática dos judeus, e os raafidis (shi’as) os seguiram naquilo, então não é correto adiá-lo deliberadamente até tarde da noite ou retardá-lo até fim do adhan. Tudo isso é contrário aos ensinamentos do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Foi narrado por Sahl ibn Sa'd que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "As pessoas continuarão bem enquanto se apressarem para quebrar o jejum." Narrado por al-Bukhari, 1856; Muslim, 1098

Al-Nawawi disse:

Este hadith significa que somos encorajados a quebrar o jejum depois de verificarmos que o sol realmente se pôs. O que isto significa é que os assuntos da ummah continuarão em ordem e as pessoas estarão bem, contanto que adiram a esta Sunnah. Mas se elas atrasarem a quebra do jejum, isso será uma indicação de algum erro de orientação que estão seguindo.

Sharh Muslim, 7/208

Foi narrado que Abu Awfa (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu estava com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em uma viagem, e ele jejuou até a tarde. Então, ele disse a um homem: "Vá e prepare um tipo específico de comida para mim." O homem disse: "Por que não esperar até a noite?" Ele disse: "Vá e prepare (tal comida) para mim, e quando tu vires que a noite se aproxima, então a pessoa que jejua deve quebrar seu jejum.” Narrado por al-Bukhari, 1857; Muslim, 1101.

Foi narrado que Abu 'Atiyyah disse: Masruq e eu entramos em ‘Aishah (na casa dela) e dissemos: Ó Mãe dos Fiéis, há dois homens dentre os companheiros de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), um dos quais se apressa a quebrar o jejum e orar, e o outro atrasa a quebra do jejum e a oração. Ela disse: Quem é que se apressa em quebrar o jejum e orar? Nós dissemos: 'Abd-Allah (que significa Ibn Mas’ud). Ela disse: Isso é o que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer.

Narrado por Muslim, 1099.

Al-Haafiz ibn Hajar disse:

Nota:

Uma das inovações repreensíveis que surgiram em nossos tempos é fazer um segundo adhan, aproximadamente 20 minutos antes do Fajr, no Ramadan, e apagar as lâmpadas, o que indica que é haram comer e beber àqueles que querem jejuar. Quem faz isso alega que está errando do lado seguro em relação a um ato de adoração, mas ninguém sabe dessa prática, exceto alguns poucos. Como resultado disso, começou-se a não fazer o adhan até um pouco depois do pôr do sol, para que se esteja certo do tempo, como se afirma. Então, demora-se a quebrar o jejum e apressa-se a comer o suhur, indo, assim, contra a Sunnah. Por isso faz-se pouco bem e muito mal. E Allah é Aquele cuja ajuda buscamos.

Fath al-Baari, 4/199.


https://islamqa.info/pt/answers/12470/quando-a-pessoa-em-jejum-deve-quebra-lo

Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan Quando a pessoa em jejum deve quebrá-lo?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2019. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo