Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

A ‘Aqidah (Crença) islâmica
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://resala-academy.com/wp-content/uploads/2022/11/Learning-Islam.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

A ‘Aqidah islâmica é teórica?

A ‘Aqidah islâmica não é um método teórico e filosófico; a ação é uma parte essencial desta ‘Aqidah. Consequentemente, o Ahl As-Sunnah concordou que a fé consiste em palavras e ações, ou falar com a língua, crer no coração e agir com as faculdades físicas.

Quem crê em Allah como seu Senhor e Deus, irá adorá-Lo e obedecê-Lo rezando, pagando o Zakah e assim por diante.

Quem crê no Último Dia, no acerto de contas e recompensa ou punição, será motivado a fazer o que Allah ordenou e abster-se daquilo que Ele proibiu.

Quem crê que Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é o Mensageiro de Allah irá, portanto, obedecê-lo, seguir sua Sunnah e propagar sua religião.

Assim, os princípios nos quais uma pessoa acredita são traduzidos em ações, palavras e esforços. Quanto mais forte a fé crescer em seu coração, mais seus efeitos serão vistos externamente.

Por isso o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “No corpo há um pedaço de carne que, se for são, todo o corpo será são, e se estiver corrompido, todo o corpo será corrompido. É o coração.” (Narrado por Al-Bukhari, 52; Muslim, 1599)

Al-Hasan Al-Basri (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “A fé não é uma questão de desejos ou aparências externas, mas sim aquilo que se estabelece no coração e é confirmado pelas ações de alguém.”

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Se o coração estiver são em termos de fé, conhecimento e sentimentos, então isso inevitavelmente levará à solidez das ações físicas, como declarações verbais e ações. Como disseram os principais estudiosos de Hadith: Palavras e ações, tanto internas quanto externas. O que é exterior deve seguir o que é interior, portanto, se o que é interior for saudável, então o que é exterior também será saudável, e se (o primeiro) for corrompido, (o último) também estará corrompido. Por isso, um dos Companheiros disse a respeito daquele que rezou descuidadamente: Se o seu coração fosse humilde e concentrado, o seu corpo seria humilde e concentrado.” (Majmu’ Al-Fatawa, 7/187)

Livros sobre ‘Aqidah

No que diz respeito aos livros que se pode ler sobre ‘Aqidah, há muitos, os maiores dos quais são o Livro de Allah e a Sunnah de Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nos quais há proteção e salvação para aqueles que aderem firmemente a eles. Os estudiosos estavam preocupados em explicar e propagar a ‘Aqidah correta, e escreveram inúmeros livros sobre este tópico. Entre os mais famosos livros estão os seguintes:

As-Sunnah por ‘Abdullah ibn Ahmad ibn Hanbal

At-Tawhid por Ibn Khuzaimah

Sharh Usul I’tiqad Ahl As-Sunnah por Al-Lalka'i

Aqidat As-Salaf wa As-hab Al-Hadith por Al-Sabuni

Al-’Aqidah Al-Wasitiyyah por Ibn Taimiyah [disponível na tradução para o inglês]

Al-’Aqidah Al-Tahhawiyyah wa Sharhuha por Ibn Abu Al-‘Izz Al-Hanafi

Lawami’ Al-Anwar Al-Bahiyyah por Al-Safarini

Ma’arij Al-Qubul por Hafiz Hakami

Al-Irshad ila Sahih Al-I’tiqad de Shaikh Salih Al-Fawzan – este é um livro fácil e útil.

Como aplicar a ‘Aqidah na vida real

No que diz respeito à aplicação desta ‘Aqidah na vida real, isto é feito aprendendo-a, propagando-a, chamando outros para ela e refutando aqueles que vão contra ela com sabedoria e bela pregação. É assim que a ‘Aqidah se espalha e os seus efeitos se manifestam para que todas as pessoas possam se beneficiar dela.

Como aprender ‘Aqidah

A maneira pela qual a ‘Aqidah pode ser compreendida é aprendê-la diretamente com aqueles que acreditam nela e agem de acordo. Esta é a maneira mais sólida e melhor para quem tem condições de fazê-lo. Para aqueles que estão longe dos estudiosos, devem consultar seus comentários, escritos e gravações, bem como perguntar sobre assuntos confusos e qualquer coisa que não entendam.

Se uma pessoa segue alguns dos ensinamentos do Islam e negligencia outros, deixando de cumprir alguns dos deveres obrigatórios ou cometendo alguns dos atos que são proibidos, isto é uma falha na sua fé e uma fraqueza na sua crença e no seu amor por seu Senhor e Sua religião. Isto é, sem dúvida, uma falha na sua ‘Aqidah.

Portanto, um dos princípios básicos do Ahl As-Sunnah wal-Jama’ah é que a fé aumenta ao praticar atos de adoração e diminui ao praticar atos pecaminosos. Estas deficiências e falhas podem apagar completamente a fé, de modo que a pessoa se torna uma apóstata do Islam, como se parasse de rezar. Por favor, consulte as pergunta n° 2182 .

No que diz respeito aos pecados que não atingem o nível de incredulidade, como reter o Zakat obrigatório ou olhar para coisas proibidas e assim por diante, estas são coisas que fazem com que a fé diminua.

Qual é a ‘Aqidah correta?

Os muçulmanos precisam que as pessoas lhes expliquem a ‘Aqidah pura e correta, que é baseada no Alcorão e na Sunnah, de acordo com a compreensão dos Salaf as-salih. Isto se deve à existência generalizada de ignorância, inovações (Bid’ah), mitos e escolas de pensamento desviadas

Todo muçulmano deve ser sincero consigo mesmo, antes de tudo, aprendendo a ‘Aqidah correta de fontes confiáveis, depois propagando-a e ensinando-a ao povo, por meio de lições e palestras, livros, publicações e revistas, cumprindo assim o dever de transmitir a mensagem como Allah diz (interpretação do significado):

“E quando Allah firmou aliança com aqueles a quem fora concedido o Livro: "Que vós o torneis evidente, para o povo e não o oculteis"; então, atiraram-no para trás das costas e venderam-no por ínfimo preço. E que execrável o preço pelo qual o venderam!” [Al-`Imran 3:187]

“E que seja formada de vós uma comunidade, que convoque ao bem, e ordene o conveniente, e coíba o reprovável. E esses são os bem-aventurados.” [Al `Imran 3:104]

“Dize: ‘Este é o meu caminho: convoco-vos a Allah. Estou fundado sobre clarividência, eu e quem me segue. E Glorificado seja Allah! E não sou dos idólatras’” [Yusuf 12:108]

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/59911/a-aqidah-islamica-e-teorica

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã A ‘Aqidah (Crença) islâmica


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo