Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://www.quran-o-sunnat.com/wp-content/uploads/2015/08/quran.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

 

É dever do muçulmano seguir a verdade e juntar-se ao grupo vitorioso, o povo da Sunnah e Jama’ah (Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah) que são seguidores dos piedosos predecessores (as-salaf as-salih), amando-os por Allah, estejam eles em seu próprio país ou em outro lugar, e cooperando com eles na retidão.

 

Os atributos do grupo vitorioso

 

Os atributos do grupo vitorioso estão relacionados em vários ahaadith sahih, por exemplo:

 

  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Minha ummah é uma ummah que executa os mandamentos de Allah; aqueles que decepcionam minha ummah ou divergem dela não a prejudicam e ela continuará aderindo a este caminho até o Dia do Juízo”.
  • Mu'awiyah e 'Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com eles) relataram que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: 'Um grupo da minha ummah continuará aderindo vitoriosamente à verdade até a Última Hora chegar.”
  • Al-Mughirah ibn Shu'bah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Algumas pessoas da minha ummah permanecerão vitoriosas sobre o povo até que o decreto de Allah os alcance.”
  • 'Imran ibn Hussein (que Allah esteja satisfeito com ele) disse que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Um grupo da minha ummah continuará lutando pela verdade e prevalecerá sobre aqueles que se opõem a eles, até que o último deles matará al-Masih al-Dajjal (o Mentiroso ou Anticristo).”

 

A partir desses ahaadith podemos entender o seguinte:

 

  1. As palavras do Profeta “Um grupo da minha ummah continuará...” indicam que este é um grupo da ummah, não a ummah inteira. Isto também indica que haverá outros grupos e seitas.
  2. As suas palavras “aqueles que se opõem a eles não lhes farão mal” indicam que haverá outros grupos que se oporão ao grupo vitorioso na forma como praticam a religião. Isto também corrobora com o hadith que descreve a ummah sendo dividida em setenta e dois grupos ou seitas que se opõem ao único grupo que segue a verdade.
  3. Ambos os ahaadith oferecem boas novas às pessoas que seguem a verdade. O hadith que fala do grupo vitorioso fala da sua vitória neste mundo.
  4. As palavras “até que o decreto de Allah os alcance” referem-se ao vento ou brisa que virá e levará a alma de cada homem e mulher crente. Isto não contradiz o hadith “'Um grupo da minha ummah continuará aderindo vitoriosamente à verdade até a Última Hora”, porque esse hadith significa que eles continuarão a seguir a verdade até que aquela brisa suave leve suas almas pouco antes do Dia da Ressurreição, quando muitos outros Sinais da Última Hora já tenham se manifestado.

 

Características de Ahl al-Sunnah wal-Jama’ah

Dos ahaadith citados acima e de outros relatos, podemos extrair as seguintes características do grupo vitorioso:

  • Eles seguem a verdade. Eles são descritos de diversas maneiras como “seguidores da verdade”, “seguidores dos mandamentos de Allah”, “seguidores da verdadeira religião”, etc.

Todas essas frases indicam que eles estão aderindo à verdadeira religião com a qual Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi enviado.

  • Eles obedecem aos mandamentos de Allah, o que significa:
  1. Eles se distinguem do resto da humanidade por carregarem a bandeira da da’wah para Allah.
  2. Eles assumem a missão de ordenar o que é bom e proibir o que é mau.
  • Eles serão vitoriosos até a Última Hora.

 

Os ahaadith dizem que “eles serão vitoriosos até que o decreto de Allah chegue”, “eles apoiarão vitoriosamente a verdade” ou “eles serão vitoriosos sobre aqueles que se opõem a eles”.

 

Esta vitória inclui:

 

  1. Estar aberto e não se esconder: eles são conhecidos e proeminentes e estão em vantagem.
  2. Aderência à verdadeira religião, retidão, seguindo os comandos de Allah e lutando contra Seus inimigos na jihad.
  3. Vitória, derrotando todos os outros.
  • Eles são pacientes e resistem aos outros com paciência.

Abu Tha'labah al-Khashani (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Depois de vós virão dias de paciência, nos quais a paciência necessária será como segurar uma brasa quente nas mãos”.

 

Quem são as pessoas da seita vitoriosa?

Al-Bukhari disse: “Eles são as pessoas do conhecimento (os estudiosos)”.

Muitos estudiosos disseram que o grupo vitorioso é formado pelos estudiosos do hadith.

An-Nawawi disse: “É possível que este grupo esteja espalhado entre todos os tipos de crentes. Alguns podem ser bravos lutadores, ou juristas, ou estudiosos de hadith, ou ascetas, ou pessoas que ordenam o bem e proíbem o mal, e outros tipos de pessoas boas”.

An-Nawawi também disse: “Poderia ser um grupo de diferentes tipos de crentes, incluindo aqueles que são corajosos e habilidosos na guerra, faqihs, estudiosos de hadith, exegetas do Alcorão (mufassirin), aqueles que ordenam o bem e proíbem o mal, ascetas e adoradores devotados.”

Ibn Hajar, que Allah tenha misericórdia dele, explicou o assunto da seguinte forma: “Eles não precisam estar todos na mesma cidade; eles podem estar reunidos em um país ou dispersos pelo mundo. Eles podem estar reunidos em uma cidade ou em parte dela. É possível que um grupo exista, depois desapareça, depois seja substituído por outro grupo, e assim por diante, até o Dia do Juízo, quando todos desaparecerão, exceto um grupo em uma cidade, que desaparecerá quando virá a brisa decretada por Allah."

A discussão dos estudiosos sobre este grupo não especifica um tipo de pessoa, ou uma cidade ou país, exceto sobre o último grupo, que estará em ash-Sham (o território que compreende a atual Síria, Líbano, Jordânia e Palestina) e lutará contra o Dajjal, como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Sem dúvida, aqueles que estão envolvidos com as ciências da Shari’ah – ‘aqidah, fiqh, hadith e tafsir, estudando e ensinando – são as pessoas mais qualificadas para serem chamadas de Grupo Vitorioso, e deveriam estar na vanguarda da da’wah e jihad, ordenando o que é bom, proibindo o que é mau, e refutando o povo da bid’ah (inovadores), tudo isso deve ser acompanhado de conhecimento sólido baseado na Revelação.

Pedimos a Allah que nos coloque entre eles. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

E Allah sabe o que é melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/206/caracteristicas-de-ahl-al-sunnah-wal-jamaaah

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã Características de Ahl al-Sunnah wa’l-Jamaa’ah


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo