Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Como ele deve administrar sua riqueza
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://miro.medium.com/v2/resize:fit:1358/1*teJIF8o7s_AFRgA1IYyGnQ.png

 

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

A riqueza pode ser uma bênção se for usada para propósitos que agradem a Allah e para ajudar alguém a obedecer a Allah. Pode ser uma calamidade se for usada para propósitos malignos, se tornar alguém orgulhoso e arrogante, ou se distrai-lo da obediência e recordação de Allah.

Portanto, há advertências sobre a fitnah (tentação) da riqueza, porque geralmente leva a pessoa a transgredir e esquecer (o Doador), e são poucos os que dão a Allah, exaltado seja, Seus direitos a respeito disso. Allah, exaltado seja, diz, explicando que os testes podem vir na forma de coisas boas e bênçãos, assim como podem vir na forma de coisas ruins e calamidades (interpretação do significado):

“... E pôr-vos-emos à prova, com o mal e com o bem, à guisa de tentação. E a Nós sereis retornados.” [al-Anbiya' 21:35].

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Por Allah, não é a pobreza que temo por vós, mas o que temo por vós é que as riquezas mundanas possam vos ser dadas como foram dadas àqueles que vieram antes de vós, e competiríeis por isto uns com os outros como eles competiram entre si, e seríeis destruídos como eles foram destruídos.”

Narrado por al-Bukhari (4015) e Muslim (2961).

Muslim (2742) narrou de Abu Sa’id al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Este mundo é doce e verde, e nele Allah fará de vós sucessivas gerações, então olhai para o que vós fazeis. Cuidado com este mundo e cuidado com as mulheres, pois a primeira fitnah (tentação) entre os Filhos de Israel teve a ver com as mulheres”.

Quem quer que Allah, exaltado seja, permita ganhar riqueza de fontes lícitas e gastá-la de maneira apropriada, e se esforçar para usá-la em atos de obediência e atos que aproximem a pessoa de Allah, então, em seu caso, a riqueza será uma bênção, e esta pessoa merece ser invejada por isso (no bom sentido), como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Quão boa é a riqueza legítima para um homem justo.” Narrado por Ahmad (17096); classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Adab al-Mufrad (299).

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há motivo para inveja, exceto em dois casos: um homem a quem Allah dá riqueza e o capacita a gastá-la em prol da verdade, e um homem a quem Allah dá sabedoria e ele governa de acordo com ela e a ensina.”

Narrado por al-Bukhari (73) e Muslim (816)

Em segundo lugar:

As maneiras de gastar bem a riqueza são muitas e incluem: construir mesquitas, dar em caridade, patrocinar órfãos e ajudar os doentes e necessitados. Também incluem: trazer felicidade para a família, filhos e parentes; usá-la para realizar o Hajj e 'umrah repetidamente; construir escolas para ensinar a memorização do Alcorão e o conhecimento em geral; conceder empréstimos aos necessitados; dar mais tempo aos devedores que estão com dificuldades para quitar suas dívidas; contribuir para projetos de caridade que beneficiarão a ummah, como canais de satélite sérios, sites benéficos e outras formas de fazer o bem, cujo número ninguém conhece exceto Allah. O que importa é que o doador entenda que sua verdadeira riqueza é aquela que ele dá pela causa de Allah, porque ele encontrará as boas consequências depois que morrer. Quanto à riqueza que ele guarda, não é a sua riqueza no verdadeiro sentido da palavra; ao contrário, é a riqueza de seus herdeiros. Este significado é o que foi narrado por al-Bukhari (6442) de 'Abdullah ibn Mas'ud (que Allah esteja satisfeito com ele) que disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Para qual de vós a riqueza de vosso herdeiro é mais cara do que vossa própria riqueza? Eles responderam: Ó Mensageiro de Allah, não há ninguém entre nós, cuja riqueza lhe seja mais cara. Ele disse: ‘Em verdade, sua riqueza (real) é aquela que ele envia adiante, e a riqueza de seu herdeiro é aquela que ele retém.’”

Em terceiro lugar:

No que diz respeito às formas de fazer o seu patrimônio funcionar e crescer, este é um assunto sobre o qual se deve consultar especialistas, mas podemos dar algumas orientações gerais a respeito, que incluem o seguinte:

1. Perguntar e indagar sobre a permissibilidade da transação ou método de investimento antes de iniciá-la.

2. Ter o cuidado de evitar colocar sua riqueza em bancos baseados em riba e não ser enganado por aqueles que emitem decretos (fatawa) afirmando que isso é permitido, porque riba é uma das causas da ira divina e perda de barakah (bênção), e aquele que se envolve nisso está em guerra contra Allah e Seu Mensageiro.

3. Evitar assuntos duvidosos.

4. Compreender o perigo que a riqueza haraam representa para alguém – a si mesmo, à sua família e à sua descendência.

5. Ser prudente e cuidadoso, e não se deixar enganar por esquemas que pretendem trazer lucros rápidos, sem estudá-los e examiná-los.

6. Ter o cuidado de não desperdiçar esta bênção, confiando-a a quem não se pode confiar.

7. Buscar honestidade, confiabilidade e transparência, evitando enganos e sigilo. Estes estão entre os meios de obter barakah (bênção), obter lucro e recompensa, como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Se elas [as duas partes de uma transação] forem honestas e revelarem quaisquer defeitos, sua transação será abençoada, mas se mentirem e ocultarem defeitos, a bênção de sua transação será apagada”. Narrado por al-Bukhari (2097) e Muslim (1532).

Pedimos a Allah que abençoe sua riqueza e que te permita fazê-la crescer e usá-la de maneiras que agradem a Ele.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/131590/como-ele-deve-administrar-sua-riqueza-e-como-pode-obter-lucro-sem-incorrer-na-ira-de-allah

Hierarquia do Artigo:
Artigos Sistemas no Islã Como ele deve administrar sua riqueza


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo