Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Como o muçulmano pode se livrar do mau comportamento?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://media.islamicity.org/wp-content/uploads/2018/02/iStock-607477164ChildPray.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Um bom comportamento é algo que pesará mais na balança das ações no Dia da Ressurreição, e as melhores pessoas em relação ao comportamento estarão sentadas mais próximas do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) no Dia da Ressurreição.

Foi narrado por at-Tirmidhi (2018) – que o classificou como hasan – de Jaabir, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Para mim os mais queridos dentre vós, que estarão sentados mais próximos de mim no Dia da Ressurreição, são aqueles que têm o melhor comportamento”.

Classificado como sahih por al-Albaani em Sahih at-Tirmidhi.

Al-Bukhari (6035) e Muslim (2321) narraram de 'Abdullah ibn 'Amr, a partir do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que disse: “O melhor dentre vós é o melhor em comportamento. ”

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Isto é um incentivo para se ter um bom comportamento e destaca a virtude de tal pessoa, pois este é o caráter dos Profetas de Allah, exaltado seja, e de Seus amigos íntimos (awliya’).

Al-Hasan al-Basri disse:

A definição de bom comportamento é praticar atos de bondade, abster-se de causar danos e ter um semblante alegre.

Al-Qaadi 'Iyaad disse: Significa conviver com as pessoas com uma atitude gentil e alegre, ser amigável e compassivo com elas, suportá-las, mostrar tolerância e paciência para com elas em momentos de dificuldade, abster-se de ser arrogante ou maltratá-las e evitar ser duro e zangado ou ser crítico com elas.

Em segundo lugar:

O desafio e a desobediência aos pais são um pecado grave, e aquele que é desafiadoramente desobediente com seus pais não prosperará neste mundo nem no outro.

O que o muçulmano, homem ou mulher, deve fazer é tratar os seus pais com muita gentileza, esforçar-se para tratá-los bem de todas as maneiras possíveis, e evitar irritá-los ou ir contra a sua vontade e desobedecê-los desafiadoramente.

Em terceiro lugar:

É possível melhorar o comportamento e refiná-lo fazendo o seguinte:

· Conhecendo as virtudes de ter bom comportamento e a recompensa que resultará disso, neste mundo e no outro.

· Conhecendo as más consequências de ter uma mau comportamento, e o que resultará em retribuição a isso e suas consequências negativas.

· Estudando as biografias das gerações anteriores (salaf) e as vidas dos justos.

· Evitando ficar com raiva, esforçando-se para ter paciência e moldando-se para ser sensato e não precipitado.

· Sentando-se com pessoas de bom comportamento e evitando as pessoas com mau comportamento.

· Treinando para desenvolver um bom comportamento e tentando se acostumar a isso (“fingir até conseguir”), e sendo paciente ao se esforçar para fazê-lo.

Finalmente: você deve invocar Allah, exaltado seja, e pedir-LO que torne seu comportamento bom e te ajude a alcançá-lo. Uma das súplicas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi: “Ó Allah, Tu tornaste minha aparência externa boa, então torna meu comportamento bom.” Narrado por Ahmad (24392); classificado como sahih pelos comentaristas de al-Musnad. Também classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami' (1307).

Se um muçulmano comete um deslize e se comporta mal em alguma situação, ele deve se apressar em pedir desculpas e esclarecer as coisas, e deve melhorar seu comportamento.

Quando o muçulmano se esforça para melhorar seu comportamento, fazendo isso em obediência ao comando de Allah, exaltado seja, buscando Seu prazer e seguindo o exemplo do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), isso é como qualquer outro ato de adoração (isto é, ele deve ser sincero em sua intenção e assim por diante). Portanto, ele não deve tentar melhorar seu comportamento para que as pessoas o elogiem, porque isso anulará a recompensa e ele será merecedor de punição por se exibir.

Assim como o muçulmano deve se esforçar para fazer toda a sua adoração sinceramente, apenas para Allah, também deve se esforçar para fazer o mesmo ao tentar melhorar seu comportamento. Ele deve sempre ter em mente o comando de Allah, o acerto de contas, a balança, o paraíso e o inferno, e deve lembrar que as pessoas nunca irão beneficiá-lo ou prejudicá-lo. Lembrar-se do futuro é um dos meios mais importantes que ajudarão o muçulmano a ser sincero com Allah, exaltado seja.

Em quarto lugar:

As coisas que ajudarão a tratar os pais com bondade incluem o seguinte:

· Conhecer os direitos e virtudes dos pais, como eles criaram os seus filhos e suportaram as dificuldades para proporcionar aos seus filhos uma vida de facilidade e alegria.

· Conhecer os textos islâmicos que incentivam a demonstração de bondade para com os pais, e os textos que alertam contra a desobediência desafiadora, além de compreender o efeito que isso pode ter e a punição por isso, neste mundo e no outro.

· Saber que mostrar bondade para com os pais é um dos maiores meios de garantir que esta pessoa terá filhos que mostrarão bondade para com ela, e que desobedecer desafiadoramente aos pais é um dos maiores meios de garantir que esta pessoa terá filhos que serão desafiadoramente desobedientes a ela.

· Estudar as biografias das gerações anteriores (os salaf) e aprender como eles honravam seus pais e mães.

· Ler livros e artigos que falam sobre mostrar bondade aos pais ou desobedecê-los desafiadoramente, e também ouvir lições islâmicas que falam sobre esses tópicos.

· Presentes, palavras amáveis, um semblante alegre, suplicar bastante e falar bem, tudo isso está entre os maiores meios que ajudam alguém a mostrar bondade para com os pais.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/245973/como-o-muculmano-pode-se-livrar-do-mau-comportamento-e-adquirir-um-bom-comportamento

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Como o muçulmano pode se livrar do mau comportamento?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo