Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Condições para a du’aa ser aceita por Allah
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://faith.consulting/sites/default/files/styles/max_1300x1300/public/images/blog/1664/dua-for-acceptance-of-dua.jpg?itok=dG0BcIRA

 

Todos os louvores são para Allah.

Existem muitas condições para du’aa, incluindo as seguintes:

1 – Não se deve invocar ninguém, exceto Allah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se você pedir, então peça a Allah, e se você procurar ajuda, então procure a ajuda de Allah.” Narrado por At-Tirmidhi, 2516; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami’.

Isto é o que o versículo quer dizer (interpretação do significado):

“E foi-me revelado que as mesquitas são de Allah: então, não invoqueis, com Allah, a ninguém.”

[al-Jinn 72:18]

Esta é a condição mais importante da du’aa, sem a qual nenhuma du’aa será aceita e nenhuma boa ação será realizada. Existem algumas pessoas que fazem du’aa aos mortos e os consideram intermediários entre eles e Allah. Eles afirmam que essas pessoas justas os aproximarão de Allah e intercederão por eles junto a Allah, e afirmam que seus pecados são tão grandes que eles não têm status diante de Allah, e é por isso que estabelecem esses intermediários e rezam a eles em vez de Allah. Mas, Allah diz (interpretação do significado):

“E quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou próximo, atendo a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [al-Baqarah 2:186]

2 – Deve-se buscar a aproximação a Allah através de uma das maneiras prescritas na shari’ah.

3 – Evite buscar uma resposta rápida, pois esse é um dos problemas que pode impedir a aceitação da du’aa. No hadith é dito: “Um de vós pode receber uma resposta, desde que não seja precipitado e diga: ‘Eu fiz du’aa, mas não obtive resposta.’” Narrado por al-Bukhari, 6340; Muslim, 2735.

No Sahih Muslim (2736) é dito: “As (du’aas) de um indivíduo podem ser respondidas desde que não envolva pecado, rompimento dos laços de parentesco ou pressa.” Foi questionado: “Ó Mensageiro de Allah, o que significa pressa?” Ele respondeu: “Quando alguém diz: ‘Eu fiz du’aa e fiz du’aa, mas não obtive nenhuma resposta’, então ele fica desanimado e para de oferecer du’aa.”

4 – A du’aa não deve envolver pecado ou rompimento dos laços de parentesco, como afirma o hadith citado acima: “As (du’aas) de um homem podem ser respondidas desde que não envolva pecado ou rompimento dos laços de parentesco...”

5 – Você deve pensar positivamente em Allah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah, exaltado seja, diz: ‘Eu sou como Meu servo pensa que sou.’” Narrado por al-Bukhari, 7405; Muslim, 4675. De acordo com o hadith de Abu Hurairah: “Faça du’aa a Allah quando tiver certeza de uma resposta.” Narrado por At-Tirmidhi; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaami’, 245.

Quem pensa bem de seu Senhor, Allah concederá Sua generosidade sobre ele e lhe dará em abundância.

6 – Deve-se estar focado, consciente da grandeza d’Aquele a quem você invoca. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Saiba que Allah não responde a uma du’aa de um coração distraído.” Narrado por At-Tirmidhi, 3479; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaami’, 245.

7 – Garantir que a alimentação venha de boas fontes (halaal). Allah diz (interpretação do significado):

“Allah aceita, apenas, a oferenda dos Al-Muttaqun (os piedosos)” [al-Maa’idah 5:27]

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou que uma resposta era improvável para alguém que come, bebe e usa coisas haram. No hadith é dito: [O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)] mencionou o homem que empreende uma longa jornada e está desgrenhado e coberto de poeira, e ele estende as mãos para o céu dizendo: 'Ó Senhor, ó Senhor', quando sua comida é haram, sua bebida é haram, suas roupas são haram. Ele é nutrido com haram, então como lhe pode ser concedida uma resposta?

Narrado por Muslim, 1015.

Ibn al-Qayyim disse: Assim, comer coisas haram reduz a força da du’aa e a enfraquece.

8 – Você deve evitar agressão na du’aa, pois Allah não gosta de agressão nas súplicas. Allah diz (interpretação do significado):

“Invocai a vosso Senhor, humilde e secretamente. Por certo, Ele não ama os agressores.” [al-A’raaf 7:55]

Veja também a pergunta n° 41017 .

9 – Você não deve permitir que a du’aa o distraia de um dever obrigatório, como uma oração obrigatória que é devida naquele momento, e você não deve negligenciar os direitos dos pais com base na du’aa. Isto é indicado pela história de Juraij, quando ele não atendeu ao chamado de sua mãe e, em vez disso, voltou-se para a oração. Ela rezou contra ele e Allah o testou severamente.

An-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Os estudiosos disseram: Isso indica que o que ele deveria ter feito era responder a ela, porque ele estava oferecendo uma voluntária (oração naafil), cuja continuação era voluntária e não obrigatória, enquanto responder à sua mãe e honrá-la era obrigatório, e desobedecê-la era haram.

Sahih Muslim bi Sharh An-Nawawi, 16/82.

Para obter mais informações, consulte Kitaab ad-du’aa de Muhammad ibn Ibraahim al-Hamad.

 

https://islamqa.info/pt/answers/13506/condicoes-para-a-duaa-ser-aceita-por-allah

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Condições para a du’aa ser aceita por Allah


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo