Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Condições para aceitar a Shahadah
Clique aqui para retornar s Categorias de Artigos

https://mishkahacademy.com/wp-content/uploads/2023/12/who-can-give-you-your-shahada.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Condições de aceitação da Shahadah

Parece que por “kalimah” você quer dizer Kalimat al-Tawhid (lit. Palavra da Unicidade Divina), que é a Shahadah , “La ilaha ill-Allah Muhammadun Rasul-Allah (Não há deus exceto Allah, e Muhammad é o Mensageiro de Allah).” É também a isso que o khatib se referia.

Existe uma série de condições associadas à Shahadah, que são as seguintes:

Conhecimento

Isto significa conhecer o significado da Shahadah, tanto a negação (Não há deus) quanto a afirmação (exceto Allah), conhecimento em oposição à ignorância sobre isso.

Allah diz (interpretação do significado):

“Então, sabe que não há deus senão Allah (ninguém tem o direito de ser adorado exceto Allah)…” [Muhammad 47:19]

“Exceto os que testemunham a verdade, enquanto sabem [ou seja, que não há deus exceto Allah” [al-Zukhruf 43:86] – eles conhecem em seus corações o significado das palavras que suas bocas falam.

É relatado em al-Sahih que 'Uthman ibn 'Affan (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem morre sabendo que não há deus exceto Allah entrará no Paraíso.”

Certeza

Isto é certeza em oposição à dúvida, quando a pessoa a diz [Shahadah] está absolutamente certa sobre o significado destas palavras, porque a fé não conta a menos que seja baseada em certo conhecimento, não em conhecimento baseado em especulação, muito menos dúvida.

Allah diz (interpretação do significado):

“Os autênticos crentes são, apenas, os que crêem em Allah e em seu Mensageiro; em seguida, de nada duvidam, e lutam com suas riquezas e com si mesmos, no caminho de Allah. Esses são os verídicos.” [al-Hujurat 49:15]

Uma condição para que sejam verdadeiros em sua crença em Allah e em Seu Mensageiro é que não duvidem. Aquele que duvida é um hipócrita – Allah não permita.

É relatado em al-Sahih que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Testemunhai que não há deus exceto Allah e que eu sou o Mensageiro de Allah, pois ninguém encontra Allah com estas duas (palavras), sem duvidar delas, e é mantido longe do Paraíso.”

Aceitação

Isto significa que se aceita com o coração e com as palavras aquilo que está implícito na kalimah. Allah diz sobre aquele que aceita isso (interpretação do significado):

“Exceto os servos prediletos de Allah. Esses terão determinado sustento: Frutas. E serão honrados, Nos Jardins da Delícia…” [al-Saffat 37:40-43]

“Quem chega com a boa ação terá algo melhor que esta. E estarão em segurança contra o terror desse dia.” [al-Naml 27:89]

Foi narrado em al-Sahih de Abu Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“A semelhança da orientação e conhecimento com que Allah me enviou é como uma grande quantidade de chuva que cai sobre a terra. Parte da terra é fértil: absorve a água e produz muita grama e vegetação. Outras partes da terra são inférteis, mas elas retêm a água e Allah beneficia as pessoas com isso, para que elas a bebam, dêem água aos seus animais e irriguem as suas terras. Uma terça parte da terra é constituída por planícies que não retêm a água e onde não crescem plantas. É como a pessoa que entende a religião de Allah e se beneficia da Mensagem com a qual Allah me enviou, então aprende e ensina aos outros (o que aprendeu), e a pessoa que não presta atenção ou aceita a orientação de Allah com a qual fui enviado.”

Submissão

Isto significa submeter -se ao que está implícito na Shahadah , em vez de ignorá-la ou negligenciá-la.

Allah diz (interpretação do significado):

“E voltai-vos contritos para vosso Senhor e islamizai-vos, para Ele, antes que o castigo vos chegue, em seguida, não sereis socorridos.” [al-Zumar 39:54]

“E quem melhor em religião que aquele que entrega sua face a Allah enquanto benfeitor, e segue a crença de Abraão, monoteísta sincero? E Allah tomou Ibrahim por amigo.” [al-Nisa 4:125]

“E quem entrega sua face a Allah, enquanto benfeitor, com efeito, ater-se-á à firme alça. E a Allah é o fim de todas as determinações.” [Luqman 31:22]

“entrega sua face” significa que ele se submete totalmente. “Enquanto benfeitor (muhsin)” significa que ele afirma a Unicidade de Allah.

Veracidade, crença verdadeira

Isso significa realmente querer dizer o que se diz, em vez de mentir. Ou seja, dizer de coração, quando o coração concorda com as palavras que estão sendo proferidas.

Allah diz (interpretação do significado):

“Alif Lam Mim. Os homens supõem que, por dizerem: "Cremos", serão deixados, enquanto não provados? - E, com efeito, provamos os que foram antes deles. E, em verdade, Allah sabe dos que dizem a verdade e sabe dos mentirosos… ” [al-'Ankabut 29:1-3]

Em al-Sahihein, foi narrado por Mu'adh ibn Jabal (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Não há ninguém que testemunhe que não existe deus exceto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah, verdadeiramente de coração, sem que Allah o proteja do Fogo.”

Sinceridade

Isto significa pureza de ação com boa intenção, livre de qualquer contaminação de shirk (politeísmo). Allah diz (interpretação do significado):

“Ora, de Allah é a pura devoção...” [al-Zumar 39:3]

“E não lhes fora ordenado senão adorar a Allah, sendo sinceros com Ele na devoção, sendo monoteístas…” [al-Bayyinah 98:5]

Em al-Sahih, é narrado de Abu Hurairah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As pessoas que serão mais merecedoras da minha intercessão serão aquelas que dizem La ilaha ill-Allah sinceramente a partir de seus corações ou suas almas.”

Amor

Isto significa amor por esta palavra e pelo que ela implica, pelo seu povo, por aqueles que agem de acordo com ela e aderem às suas condições; e ódio por tudo o que vai contra ela.

Allah diz (interpretação do significado):

“E dentre os homens, há quem, em vez de Allah, tome semelhantes em adoração, amando-os como se ama a Allah. E os que crêem são mais veementes no amor de Allah....” [al-Baqarah 2:165]

O sinal de que uma pessoa ama o seu Senhor é que ela dá prioridade ao que Allah ama, mesmo que isso vá contra os seus próprios desejos, e ela odeia o que Allah odeia, mesmo que seja algo para o qual ela está inclinada. Ela toma como amigos aqueles que são amigos de Allah e Seu Mensageiro e toma como inimigos aqueles que são inimigos de Allah e Seu Mensageiro. Ela se espelha em Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), segue seus passos e aceita sua orientação. Todos esses sinais são condições desse amor, e não se pode imaginar que esse amor possa existir sem qualquer uma dessas condições.

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Há três coisas que, se uma pessoa as alcançar, ela encontrará a doçura da fé: quando Allah e Seu Mensageiro são mais queridos para ela do que todas as outras coisas; quando ela ama uma pessoa por nenhuma outra razão senão pela causa de Allah; e quando ela odeia retornar ao kufr (incredulidade) depois que Allah a salvou dele, assim como ela odiaria ser jogada no fogo.” (Narrado do hadith de Annas ibn Malik)

Alguns estudiosos acrescentaram uma oitava condição, que é a rejeição de todas as coisas que são adoradas em vez de Allah (al-kufr bi’l-taghut ou rejeição de falsos deuses).

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem disser La ilaha ill-Allah e rejeitar tudo o que é adorado em vez de Allah, sua propriedade e seu sangue serão sagrados [ou seja, é proibido confiscar sua propriedade ou derramar seu sangue] e seu acerto de contas será com Allah.” (Narrado por Muslim)

Para que a sua propriedade e o seu sangue sejam protegidos, a pessoa deve, além de dizer La ilaha ill-Allah, também rejeitar tudo o que é adorado em vez de Allah, não importa quem ou o quê seja.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/9104/condicoes-para-aceitar-a-shahadah

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Condições para aceitar a Shahadah


Navegao de Artigos:

<< Artigo Anterior || Prximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo