Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Evidência de que a fé é afirmação verbal
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://m2w4k5m5.stackpathcdn.com/wp-content/uploads/annie-spratt-TBHOuN6URGU-unsplash-scaled.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Fé são palavras, ações e crenças

Ahl as-Sunnah concorda unanimemente que a fé consiste em palavras e ações, ou afirmação verbal, crença no coração e ações físicas.

Ash-Shafa'i (que Allah tenha misericórdia dele) disse: O consenso dos Sahabah e Tabi'in, daqueles que vieram depois deles e daqueles que conhecemos, foi:

A fé consiste em palavras, ações e intenções, e uma das três não é suficiente sem as outras.

Fim da citação de Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah de al-Lalka'i (5/956, n° 1593); Majmu' al-Fatawa por Ibn Taimiyah (7/209).

Al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Narrei a partir de milhares de estudiosos e ainda mais, mas narrei apenas daqueles que disseram que fé são palavras e ações. Eu não narrei a partir daqueles que disseram que a fé consiste em palavras [apenas]." (Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah por al-Lalka'i 5/959, n° 1597).

Abu ‘Ubaid al-Qasim ibn Salaam (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Estes são os nomes daqueles que disseram que a fé consiste em palavras e ações, e pode aumentar e diminuir . Ele nomeou cento e trinta e três estudiosos e disse: Todos eles dizem que a fé consiste em palavras e ações, e ela pode aumentar e diminuir. Esta é a visão da Ahl as-Sunnah e é também a nossa opinião. E Allah é a fonte de força. Citado por Ibn Battah em al-Ibanah (2/814, n° 1117); Shaikh al-Islam em Majmu' al-Fatawa (7/309).

Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Mais que um narrou que Ahl as-Sunnah wa'l-Hadith concordaram unanimemente que fé são palavras e ações." (Majmu' al-Fatawa 7/330 ).

Evidência para a visão de que a fé consiste em palavras e ações

A base para este consenso acadêmico são muitos textos do Alcorão e da Sunnah que indicam que palavras e ações fazem parte da fé. Isso pode ser explicado nos quatro pontos a seguir:

1.

Palavras proferidas pela língua. Isto se refere a todos os atos verbais de adoração, que fazem parte da fé. No que diz respeito à pronúncia da palavra do Islam, “La ilaha illa Allah, Muhammad Rasulullah (Não há deus digno de adoração exceto Allah, Muhammad é o Mensageiro de Allah)”, este é um dos pilares ou partes essenciais da fé, que não é válida sem ele.

A evidência de que as palavras proferidas pela língua fazem parte da fé inclui o versículo em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Dizei: Cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.” [al-Baqarah 2:136].

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Recebi a ordem de lutar contra o povo até que digam La ilaha illa Allah. Quem disser La ilaha illa Allah, sua vida e sua riqueza estarão protegidas de mim, exceto nos casos ditados pela lei islâmica, e seu acerto de contas será com Allah.” Narrado por al-Bukhari (2946) e Muslim (21) de Abu Hurairah.

Foi narrado que Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fé tem setenta e tantos – ou sessenta e tantos – ramos, o melhor destes é dizer La ilaha illa Allah, o menor é remover algo prejudicial do caminho, e a modéstia é um ramo da fé.” Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35).

2.

Crença no coração, que é afirmação e certeza. A evidência de que a crença no coração faz parte da fé são os versículos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Para aqueles, Allah lhes firmou a fé nos corações...” [al-Mujadilah 58:22]

“Somente são fiéis aqueles que crêem em Allah e em Seu Mensageiro e não duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes são os verazes!” [al-Hujurat 49:15].

E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse sobre a fé: “É crer em Allah, Seus anjos, Seus Livros, Seus Mensageiros, no Último Dia, e crer em al-qadar (a vontade divina e decreto), seja ele bom ou mau.” Narrado por Muslim (8) de ‘Umar; também foi narrado por al-Bukhari (50) de Abu Hurairah.

E no hadith sobre intercessão ele disse: "... eu direi: 'Ó Senhor, minha ummah, minha ummah.' Será dito para mim: 'Vá, e quem tiver em seu coração (uma quantidade de) fé que seja menor do que um grão de mostarda, tira-no do Fogo.' E eu irei e farei isso.” Narrado por al-Bukhari (7510) e Muslim (193) de Anas (que Allah esteja por favor com ele).

3.

Ações do coração, que são sinceridade, submissão, medo, esperança e amor.

A evidência de que isso faz parte da fé é a passagem em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Só são fiéis aqueles cujos corações, quando lhes é mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes são recitados os Seus versículos, é-lhes acrescentada a fé, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes são os verdadeiros fiéis, que terão graus de honra junto ao seu Senhor, indulgências e um magnífico sustento.” [al-Anfal 8:2-4].

O medo é uma ação do coração.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fé tem setenta ou sessenta ramos, o melhor dos quais é dizer La ilaha illa Allah, e o menor é remover algo prejudicial do caminho, e a modéstia é um ramo da fé.” Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35).

A modéstia (haya’) é uma ação do coração. O hadith também indica que as palavras proferidas na língua e as ações físicas também fazem parte da fé, conforme observado acima.

Foi narrado por Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Existem três características, quem as obtém encontrou a doçura da fé: quando Allah e Seu Mensageiro são mais queridos para ele do que qualquer outra coisa, quando ele ama um homem e só o ama por causa de Allah, e quando ele odiaria retornar à incredulidade, assim como odiaria ser jogado no fogo.” Narrado por al-Bukhari (16) e Muslim (43).

É bem sabido que o amor e o ódio são atos do coração, e este hadith os considera como parte da fé e, de fato, como fatores por meio dos quais uma pessoa pode saborear a doçura da fé.

4.

Ações físicas, como purificação, oração, jejum, Hajj, jihad e assim por diante.

A evidência de que as ações físicas fazem parte da fé incluem os versículos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Allah, fossem monoteístas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta é a verdadeira religião.” [al-Bayyinah 98:5]

“Somente são fiéis aqueles que crêem em Allah e em Seu Mensageiro e não duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes são os verazes!” [al-Hujurat 49:15].

Esforçar-se (jihad) é uma ação física.

Da mesma forma, Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Só são fiéis aqueles cujos corações, quando lhes é mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes são recitados os Seus versículos, é-lhes acrescentada a fé, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes são os verdadeiros fiéis, que terão graus de honra junto ao seu Senhor, indulgências e um magnífico sustento.” [al-Anfal 8:2-4].

Estabelecer a oração e dar o zakat são ações físicas e aqui são consideradas parte da fé.

E Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E Allah jamais anularia vossa obra” [al-Baqarah 2:143].

O que se refere aqui são as orações que eles ofereceram voltadas para Jerusalém [o versículo refere-se à mudança da qiblah].

Em seu Sahih (1/16), al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) incluiu este versículo em um capítulo intitulado: A oração faz parte da fé.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse à delegação da tribo de ‘Abd al-Qais: “Eu os instruo a crer em Allah; vós sabeis o que significa crer em Allah? Significa testemunhar que não há deus digno de adoração exceto Allah, estabelecer oração, pagar zakat e dar um quinto (khums) do espólio de guerra.” Narrado por al-Bukhari (7556) e Muslim (17) de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele).

Há muitas evidências disso, e o consenso acadêmico a respeito é bem conhecido.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/358160/evidencia-de-que-a-fe-e-afirmacao-verbal-crenca-no-coracao-e-acoes-fisicas

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Evidência de que a fé é afirmação verbal


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo