Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Fatores de firmeza no Islam
Clique aqui para retornar s Categorias de Artigos

https://www.hibamagazine.com/wp-content/uploads/2023/03/six-deeds.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Os meios que ajudam a permanecer firme na adesão à religião, especialmente em momentos de tentação, são de dois tipos:

  1. O primeiro tipo: meios que aumentam a fé e a certeza. Encorajar a pessoa a obedecer a Allah e a praticar bons atos, e através disso a pessoa saboreará a doçura da fé.
    Também inclui a busca de orientação para o caminho reto de Allah. Em cada oração, o muçulmano deve inevitavelmente recitar a súplica: “Guia-nos à Senda Reta”. [Al-Fatihah 1:6]

At-Tabarani narrou em al-Kabir (7135) que Shaddad ibn Aws (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) me disse: “Ó Shaddad ibn Aws, se tu vês as pessoas interessadas em acumular ouro e prata, então, interessa-te em acumular estas palavras: ‘Allahumma inni as-aluka ath-thabata fi'l-amri wa'l-'azimata 'ala ar-rushd, wa as-aluka mujibati rahmatika wa 'azaima maghfiratika’... (Ó Allah, em verdade te peço firmeza neste assunto (religião), peço-te a determinação de aderir ao caminho da orientação, e peço-te os meios de Tua misericórdia e perdão...)” Classificado como sahih por al-Albani em Silsilat al-Ahadith as-Sahihah, 3228)

Outros meios incluem o seguinte:

  • Aderir à religião de Allah, exaltado seja, e não ser descuidado em relação a qualquer aspecto dela. Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E, por certo, esta é a Minha senda reta: então, segui-a e não sigais os outros caminhos, pois vos separariam de Seu caminho. Eis o que Ele vos recomenda, para serdes piedosos.” [Al-An'aam 6:153]

“Allah torna firmes os que creem, com o firme dito, na vida terrena e na Derradeira Vida. E Allah descaminha os injustos. E Allah faz o que quer.” [Ibraim 14:27]

Qatadah disse:

“No que diz respeito a este mundo (vida terrena), Ele os tornará firmes na bondade e na prática de boas ações, e na outra vida (derradeira) na sepultura.” (Tafsir Ibn Kathir, 4/502)

  • Aderir à Sunnah.

Foi narrado por al-'Irbad ibn Sariyah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Tu deves aderir à minha Sunnah e ao caminho dos Califas Bem Guiados. Segura e agarra-te rapidamente a ela. E toma cuidado com assuntos recém-inventados, pois todo assunto recém-inventado é uma inovação e toda inovação é um extravio.” (Narrado por Abu Dawud (4607); classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

  • Lembrar-se muito de Allah.

Ibn 'Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Shaitan está à espreita no coração do filho de Adam; se este se tornar desatento e descuidado, Shaitan sussurra para ele, mas quando ele se lembra de Allah, o Shaitan se retira. (Ver: Tafsir at-Tabari, 24/709-710)

  1. O segundo tipo: meios de se proteger de cair em tentação.

Eles incluem o seguinte:

  • Paciência em aderir ao comando de Allah.

Abu Dawud (4341) narrou de Abu Tha'labah al-Khushani (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “À sua frente há dias que exigem paciência em que esta paciência será como agarrar brasas vivas, e aquele que pratica boas ações terá a recompensa de cinquenta homens que praticam ações como as suas.” Alguém acrescentou: Um homem perguntou: “Ó Mensageiro de Allah, a recompensa de cinquenta deles?” Ele respondeu: “A recompensa de cinquenta de vós”. (Classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

  • Buscar refúgio em Allah contra as tentações visíveis e invisíveis.

No hadith de Zaid ibn Thabit (que Allah esteja satisfeito com ele) que foi narrado por Muslim (2867) diz que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse um dia aos seus companheiros: “Busquem refúgio em Allah contra as tentações, tanto visíveis quanto invisíveis”. Dissemos: Buscamos refúgio em Allah contra as tentações, tanto visíveis quanto invisíveis.

  • Lembrar-se que Allah, glorificado e exaltado seja, está sempre observando e permanecer atento a Ele

At-Tirmidhi (2516) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Estai atento a Allah; Ele cuidará de vós. Estai atento a Allah; vós O encontrareis convosco.” (Classificado como sahih por al-Albani em Sahih at-Tirmidhi)

Shaikh Ibn ‘Uthaimin disse:

“Estai atento a Allah; Ele cuidará de vós” é uma frase que indica que toda vez que uma pessoa estiver atenta à religião de Allah, Allah cuidará dela.

Mas cuidar dele de que forma? Ele cuidará da pessoa em termos de seu bem-estar físico, de sua riqueza, sua família e seu compromisso religioso, que é o mais importante de todas as coisas. Isso significa que Ele o manterá a salvo de desvios e desorientações, porque quanto mais uma pessoa segue a orientação, mais Allah aumentará sua orientação. “E aos que se guiam, Ele lhes acresce orientação e lhes concede piedade” [Muhammad 47:17]. Quanto mais ele se desviar – Allah não permita – mais Ele o aumentará em desorientação” (Sharh Riyadh as-Salihin, pág. 70).

  • Manter companhia com crentes justos e evitar companhia com outros que a tentação fez com que se desviassem

Abu Dawud (4918) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O crente é o espelho de seu companheiro de fé, e o crente é o irmão de seu companheiro de fé. Ele o protege contra a ruína e cuida dele.” (Classificado como hasan por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

“Ele o protege contra a ruína” significa que ele o protege contra a perda. “E cuida dele” significa que ele cuida dele e o defende.

Ele também narrou (4833) de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Um homem seguirá o caminho de seu amigo próximo, então deixe que um de vós olhe para quem ele considera um amigo próximo. (Classificado como hasan por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

Um dos fatores mais significativos e benéficos sobre permanecer firme na religião é não se expor à tentação e se esforçar para se proteger, mantendo-se longe da tentação e de suas causas, para que seu coração fique em estado de paz e experimente a doçura da fé.

No hadith sobre o Dajjal, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem ouvir sobre o Dajjal, que vá para longe dele, pois, por Allah, um homem irá até ele pensando que ele é um crente, e este homem o seguirá por causa dos argumentos capciosos que ele oferece, ou por causa dos argumentos capciosos com os quais ele foi enviado”. (Narrado por Abu Dawud (4319); classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud)

Pedimos a Allah que nos torne e aos nossos irmãos muçulmanos firmes na Sua religião, e que nos proteja das tentações, tanto visíveis quanto invisíveis.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/147626/fatores-de-firmeza-no-islam

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Fatores de firmeza no Islam


Navegao de Artigos:

<< Artigo Anterior || Prximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo