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Regra sobre o casamento plural e suas condições |
 Todos os louvores são para Allah. Allah permitiu que os homens tivessem mais de uma esposa, como Ele diz (interpretação do significado): “E se temeis não serdes equitativos para com os órfãos, esposai as que vos aprazam das mulheres sejam duas, três ou quatro. E se temeis não serdes justos, esposai uma só, ou contentai-vos com as escravas que possuÃs. Isso é mais adequado para que não cometais injustiça.†[an-Nissa’ 4:3] Isso mostra claramente que o casamento plural é permitido e que, de acordo com a shari'ah islâmica, um homem pode se casar com uma, duas, três ou quatro esposas, mas não é permitido que ele se case com mais de quatro. Esta é a visão dos mufassirin e dos fuqaha’; os muçulmanos concordam unanimemente neste ponto e não há divergência de opinião. Deve-se notar que existem condições associadas ao casamento plural: 1 – Justiça e equidade. Porque Allah diz (interpretação do significado): “E se temeis não serdes justos, esposai uma só†[an-Nissa’ 4:3]. Este versÃculo mostra que a justiça é uma condição para que o casamento plural seja permissÃvel. Se um homem teme que não será capaz de tratar suas esposas com justiça se ele se casar com mais de uma, então é proibido que ele se case com mais de uma. O que se entende por justiça aqui é tratar todas as esposas igualmente com relação a gastos, roupas, pernoite e outros assuntos materiais que estão dentro de sua capacidade e controle. No que diz respeito à justiça e igualdade de tratamento na área do amor, o homem não é responsabilizado por isso, e não é exigido dele porque não é possÃvel controlar isto. Este é o significado das palavras de Allah (interpretação do significado): “E não podereis ser justos com vossas mulheres, ainda que sejais zelosos disso...†[an-Nissa’ 4:129] Isto é, com relação ao amor do coração. 2 – Poder arcar com as despesas das esposas. A evidência disso é o versÃculo em que Allah diz (interpretação do significado): “E que os que não encontram meios para o casamento se abstenham de adultério, até que Allah os enriqueça de Seu favor.†[al-Nur 24:33] Nesses versÃculos, Allah ordena que aquele que pode se casar, mas não pode arcar com isso que permaneça casto. Uma das razões para não se casar é não ter o suficiente para pagar o mahr (dote) ou não poder gastar com a esposa. Al-Mufassal fi Ahkaam al-Mar'ah, vol. 6, pág. 286. Alguns dos estudiosos são da opinião de que o casamento plural é melhor do que restringir-se a uma esposa. Shaikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: O princÃpio básico relativo ao casamento é o casamento plural ou o casamento com uma esposa? Ele respondeu: O princÃpio básico da shari'ah é o casamento plural para aqueles que podem pagar, se não houver medo de injustiça, por causa dos muitos interesses que são servidos por isso, como manutenção da castidade própria e daquelas com quem ele se casa, tratamento gentil para com elas, geração de muitos filhos e aumento do número da ummah e do número daqueles que adoram somente a Allah. Isso é indicado pelas palavras de Allah (interpretação do significado): “E se temeis não serdes equitativos para com os órfãos, esposai as que vos aprazam das mulheres sejam duas, três ou quatro. E se temeis não serdes justos, esposai uma só, ou contentai-vos com as escravas que possuÃs. Isso é mais adequado para que não cometais injustiça.†[an-Nissa’ 4:3] E porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) se casou com mais de uma esposa, e Allah diz (interpretação do significado): “Com efeito, há, para vós, no Mensageiro de Allah, belo paradigma, para quem espera em Allah, e no Derradeiro Dia, e se lembra amiúde de Allah...†[al-Ahzaab 33:21] Um dos companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quanto a mim, não comerei carneâ€, e outro disse: “Quanto a mim, rezarei e nunca dormireiâ€; outro disse: “Quanto a mim, jejuarei e nunca quebrarei meu jejumâ€, e outro disse: “Quanto a mim, nunca me casarei com mulheresâ€. Quando a notÃcia chegou até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ele se dirigiu ao povo. Ele louvou a Allah e disse: “Vós sois aqueles que disseram isso e aquilo. Quanto a mim, por Allah, eu temo a Allah mais do que vós, mas eu jejuo e quebro meu jejum, rezo e durmo, e me caso com mulheres. Quem se afasta da minha Sunnah não tem nada a ver comigo.†Estas grandes palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) incluem tanto o casamento com uma mulher quanto o casamento plural. Majallat al-Balaagh, edição n° 1015; Fataawa ‘Ulama al-Balad al-Haraam, pág. 386.  URL -sobre-o-casamento-plural-e-suas-condicoes |