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CondiçÔes para a du’aa ser aceita por Allah


 
Todos os louvores sĂŁo para Allah.

Existem muitas condiçÔes para du’aa, incluindo as seguintes:


1 – NĂŁo se deve invocar ninguĂ©m, exceto Allah. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se vocĂȘ pedir, entĂŁo peça a Allah, e se vocĂȘ procurar ajuda, entĂŁo procure a ajuda de Allah.” Narrado por At-Tirmidhi, 2516; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami’.


Isto é o que o versículo quer dizer (interpretação do significado):


“E foi-me revelado que as mesquitas sĂŁo de Allah: entĂŁo, nĂŁo invoqueis, com Allah, a ninguĂ©m.”


[al-Jinn 72:18]


Esta Ă© a condição mais importante da du’aa, sem a qual nenhuma du’aa serĂĄ aceita e nenhuma boa ação serĂĄ realizada. Existem algumas pessoas que fazem du’aa aos mortos e os consideram intermediĂĄrios entre eles e Allah. Eles afirmam que essas pessoas justas os aproximarĂŁo de Allah e intercederĂŁo por eles junto a Allah, e afirmam que seus pecados sĂŁo tĂŁo grandes que eles nĂŁo tĂȘm status diante de Allah, e Ă© por isso que estabelecem esses intermediĂĄrios e rezam a eles em vez de Allah. Mas, Allah diz (interpretação do significado):


“E quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou prĂłximo, atendo a sĂșplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, entĂŁo, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” [al-Baqarah 2:186]


2 – Deve-se buscar a aproximação a Allah atravĂ©s de uma das maneiras prescritas na shari’ah.


3 – Evite buscar uma resposta rĂĄpida, pois esse Ă© um dos problemas que pode impedir a aceitação da du’aa. No hadith Ă© dito: “Um de vĂłs pode receber uma resposta, desde que nĂŁo seja precipitado e diga: ‘Eu fiz du’aa, mas nĂŁo obtive resposta.’” Narrado por al-Bukhari, 6340; Muslim, 2735.


No Sahih Muslim (2736) Ă© dito: “As (du’aas) de um indivĂ­duo podem ser respondidas desde que nĂŁo envolva pecado, rompimento dos laços de parentesco ou pressa.” Foi questionado: “Ó Mensageiro de Allah, o que significa pressa?” Ele respondeu: “Quando alguĂ©m diz: ‘Eu fiz du’aa e fiz du’aa, mas nĂŁo obtive nenhuma resposta’, entĂŁo ele fica desanimado e para de oferecer du’aa.”


4 – A du’aa não deve envolver pecado ou rompimento dos laços de parentesco, como afirma o hadith citado acima: “As (du’aas) de um homem podem ser respondidas desde que não envolva pecado ou rompimento dos laços de parentesco...”


5 – VocĂȘ deve pensar positivamente em Allah. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah, exaltado seja, diz: ‘Eu sou como Meu servo pensa que sou.’” Narrado por al-Bukhari, 7405; Muslim, 4675. De acordo com o hadith de Abu Hurairah: “Faça du’aa a Allah quando tiver certeza de uma resposta.” Narrado por At-Tirmidhi; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaami’, 245.


Quem pensa bem de seu Senhor, Allah concederĂĄ Sua generosidade sobre ele e lhe darĂĄ em abundĂąncia.


6 – Deve-se estar focado, consciente da grandeza d’Aquele a quem vocĂȘ invoca. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Saiba que Allah nĂŁo responde a uma du’aa de um coração distraĂ­do.” Narrado por At-Tirmidhi, 3479; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaami’, 245.


7 – Garantir que a alimentação venha de boas fontes (halaal). Allah diz (interpretação do significado):


“Allah aceita, apenas, a oferenda dos Al-Muttaqun (os piedosos)” [al-Maa’idah 5:27]


O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou que uma resposta era improvĂĄvel para alguĂ©m que come, bebe e usa coisas haram. No hadith Ă© dito: [O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele)] mencionou o homem que empreende uma longa jornada e estĂĄ desgrenhado e coberto de poeira, e ele estende as mĂŁos para o cĂ©u dizendo: 'Ó Senhor, Ăł Senhor', quando sua comida Ă© haram, sua bebida Ă© haram, suas roupas sĂŁo haram. Ele Ă© nutrido com haram, entĂŁo como lhe pode ser concedida uma resposta?


Narrado por Muslim, 1015.


Ibn al-Qayyim disse: Assim, comer coisas haram reduz a força da du’aa e a enfraquece.


8 – VocĂȘ deve evitar agressĂŁo na du’aa, pois Allah nĂŁo gosta de agressĂŁo nas sĂșplicas. Allah diz (interpretação do significado):


“Invocai a vosso Senhor, humilde e secretamente. Por certo, Ele não ama os agressores.” [al-A’raaf 7:55]


Veja também a pergunta n° 41017 .


9 – VocĂȘ nĂŁo deve permitir que a du’aa o distraia de um dever obrigatĂłrio, como uma oração obrigatĂłria que Ă© devida naquele momento, e vocĂȘ nĂŁo deve negligenciar os direitos dos pais com base na du’aa. Isto Ă© indicado pela histĂłria de Juraij, quando ele nĂŁo atendeu ao chamado de sua mĂŁe e, em vez disso, voltou-se para a oração. Ela rezou contra ele e Allah o testou severamente.


An-Nawawi (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: Os estudiosos disseram: Isso indica que o que ele deveria ter feito era responder a ela, porque ele estava oferecendo uma voluntĂĄria (oração naafil), cuja continuação era voluntĂĄria e nĂŁo obrigatĂłria, enquanto responder Ă  sua mĂŁe e honrĂĄ-la era obrigatĂłrio, e desobedecĂȘ-la era haram.


Sahih Muslim bi Sharh An-Nawawi, 16/82.


Para obter mais informaçÔes, consulte Kitaab ad-du’aa de Muhammad ibn Ibraahim al-Hamad.


 


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