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CondiçÔes para a duâaa ser aceita por Allah |
 Todos os louvores sĂŁo para Allah. Existem muitas condiçÔes para duâaa, incluindo as seguintes: 1 â NĂŁo se deve invocar ninguĂ©m, exceto Allah. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: âSe vocĂȘ pedir, entĂŁo peça a Allah, e se vocĂȘ procurar ajuda, entĂŁo procure a ajuda de Allah.â Narrado por At-Tirmidhi, 2516; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaamiâ. Isto Ă© o que o versĂculo quer dizer (interpretação do significado): âE foi-me revelado que as mesquitas sĂŁo de Allah: entĂŁo, nĂŁo invoqueis, com Allah, a ninguĂ©m.â [al-Jinn 72:18] Esta Ă© a condição mais importante da duâaa, sem a qual nenhuma duâaa serĂĄ aceita e nenhuma boa ação serĂĄ realizada. Existem algumas pessoas que fazem duâaa aos mortos e os consideram intermediĂĄrios entre eles e Allah. Eles afirmam que essas pessoas justas os aproximarĂŁo de Allah e intercederĂŁo por eles junto a Allah, e afirmam que seus pecados sĂŁo tĂŁo grandes que eles nĂŁo tĂȘm status diante de Allah, e Ă© por isso que estabelecem esses intermediĂĄrios e rezam a eles em vez de Allah. Mas, Allah diz (interpretação do significado): âE quando Meus servos te perguntarem por Mim, por certo, estou prĂłximo, atendo a sĂșplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, entĂŁo, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.â [al-Baqarah 2:186] 2 â Deve-se buscar a aproximação a Allah atravĂ©s de uma das maneiras prescritas na shariâah. 3 â Evite buscar uma resposta rĂĄpida, pois esse Ă© um dos problemas que pode impedir a aceitação da duâaa. No hadith Ă© dito: âUm de vĂłs pode receber uma resposta, desde que nĂŁo seja precipitado e diga: âEu fiz duâaa, mas nĂŁo obtive resposta.ââ Narrado por al-Bukhari, 6340; Muslim, 2735. No Sahih Muslim (2736) Ă© dito: âAs (duâaas) de um indivĂduo podem ser respondidas desde que nĂŁo envolva pecado, rompimento dos laços de parentesco ou pressa.â Foi questionado: âĂ Mensageiro de Allah, o que significa pressa?â Ele respondeu: âQuando alguĂ©m diz: âEu fiz duâaa e fiz duâaa, mas nĂŁo obtive nenhuma respostaâ, entĂŁo ele fica desanimado e para de oferecer duâaa.â 4 â A duâaa nĂŁo deve envolver pecado ou rompimento dos laços de parentesco, como afirma o hadith citado acima: âAs (duâaas) de um homem podem ser respondidas desde que nĂŁo envolva pecado ou rompimento dos laços de parentesco...â 5 â VocĂȘ deve pensar positivamente em Allah. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: âAllah, exaltado seja, diz: âEu sou como Meu servo pensa que sou.ââ Narrado por al-Bukhari, 7405; Muslim, 4675. De acordo com o hadith de Abu Hurairah: âFaça duâaa a Allah quando tiver certeza de uma resposta.â Narrado por At-Tirmidhi; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaamiâ, 245. Quem pensa bem de seu Senhor, Allah concederĂĄ Sua generosidade sobre ele e lhe darĂĄ em abundĂąncia. 6 â Deve-se estar focado, consciente da grandeza dâAquele a quem vocĂȘ invoca. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: âSaiba que Allah nĂŁo responde a uma duâaa de um coração distraĂdo.â Narrado por At-Tirmidhi, 3479; classificado como hasan por al-Albani em Sahih al-Jaamiâ, 245. 7 â Garantir que a alimentação venha de boas fontes (halaal). Allah diz (interpretação do significado): âAllah aceita, apenas, a oferenda dos Al-Muttaqun (os piedosos)â [al-Maaâidah 5:27] O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou que uma resposta era improvĂĄvel para alguĂ©m que come, bebe e usa coisas haram. No hadith Ă© dito: [O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele)] mencionou o homem que empreende uma longa jornada e estĂĄ desgrenhado e coberto de poeira, e ele estende as mĂŁos para o cĂ©u dizendo: 'Ă Senhor, Ăł Senhor', quando sua comida Ă© haram, sua bebida Ă© haram, suas roupas sĂŁo haram. Ele Ă© nutrido com haram, entĂŁo como lhe pode ser concedida uma resposta? Narrado por Muslim, 1015. Ibn al-Qayyim disse: Assim, comer coisas haram reduz a força da duâaa e a enfraquece. 8 â VocĂȘ deve evitar agressĂŁo na duâaa, pois Allah nĂŁo gosta de agressĂŁo nas sĂșplicas. Allah diz (interpretação do significado): âInvocai a vosso Senhor, humilde e secretamente. Por certo, Ele nĂŁo ama os agressores.â [al-Aâraaf 7:55] Veja tambĂ©m a pergunta n° 41017 . 9 â VocĂȘ nĂŁo deve permitir que a duâaa o distraia de um dever obrigatĂłrio, como uma oração obrigatĂłria que Ă© devida naquele momento, e vocĂȘ nĂŁo deve negligenciar os direitos dos pais com base na duâaa. Isto Ă© indicado pela histĂłria de Juraij, quando ele nĂŁo atendeu ao chamado de sua mĂŁe e, em vez disso, voltou-se para a oração. Ela rezou contra ele e Allah o testou severamente. An-Nawawi (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: Os estudiosos disseram: Isso indica que o que ele deveria ter feito era responder a ela, porque ele estava oferecendo uma voluntĂĄria (oração naafil), cuja continuação era voluntĂĄria e nĂŁo obrigatĂłria, enquanto responder Ă sua mĂŁe e honrĂĄ-la era obrigatĂłrio, e desobedecĂȘ-la era haram. Sahih Muslim bi Sharh An-Nawawi, 16/82. Para obter mais informaçÔes, consulte Kitaab ad-duâaa de Muhammad ibn Ibraahim al-Hamad.  URL -para-a-duaa-ser-aceita-por-allah |