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EvidĂȘncia de que a fĂ© Ă© afirmação verbal |
 Todos os louvores sĂŁo para Allah. FĂ© sĂŁo palavras, açÔes e crenças Ahl as-Sunnah concorda unanimemente que a fĂ© consiste em palavras e açÔes, ou afirmação verbal, crença no coração e açÔes fĂsicas. Ash-Shafa'i (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: O consenso dos Sahabah e Tabi'in, daqueles que vieram depois deles e daqueles que conhecemos, foi: A fĂ© consiste em palavras, açÔes e intençÔes, e uma das trĂȘs nĂŁo Ă© suficiente sem as outras. Fim da citação de Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah de al-Lalka'i (5/956, n° 1593); Majmu' al-Fatawa por Ibn Taimiyah (7/209). Al-Bukhari (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: Narrei a partir de milhares de estudiosos e ainda mais, mas narrei apenas daqueles que disseram que fĂ© sĂŁo palavras e açÔes. Eu nĂŁo narrei a partir daqueles que disseram que a fĂ© consiste em palavras [apenas]." (Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah por al-Lalka'i 5/959, n° 1597). Abu âUbaid al-Qasim ibn Salaam (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: Estes sĂŁo os nomes daqueles que disseram que a fĂ© consiste em palavras e açÔes, e pode aumentar e diminuir . Ele nomeou cento e trinta e trĂȘs estudiosos e disse: Todos eles dizem que a fĂ© consiste em palavras e açÔes, e ela pode aumentar e diminuir. Esta Ă© a visĂŁo da Ahl as-Sunnah e Ă© tambĂ©m a nossa opiniĂŁo. E Allah Ă© a fonte de força. Citado por Ibn Battah em al-Ibanah (2/814, n° 1117); Shaikh al-Islam em Majmu' al-Fatawa (7/309). Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: Mais que um narrou que Ahl as-Sunnah wa'l-Hadith concordaram unanimemente que fĂ© sĂŁo palavras e açÔes." (Majmu' al-Fatawa 7/330 ). EvidĂȘncia para a visĂŁo de que a fĂ© consiste em palavras e açÔes A base para este consenso acadĂȘmico sĂŁo muitos textos do AlcorĂŁo e da Sunnah que indicam que palavras e açÔes fazem parte da fĂ©. Isso pode ser explicado nos quatro pontos a seguir: 1. Palavras proferidas pela lĂngua. Isto se refere a todos os atos verbais de adoração, que fazem parte da fĂ©. No que diz respeito Ă pronĂșncia da palavra do Islam, âLa ilaha illa Allah, Muhammad Rasulullah (NĂŁo hĂĄ deus digno de adoração exceto Allah, Muhammad Ă© o Mensageiro de Allah)â, este Ă© um dos pilares ou partes essenciais da fĂ©, que nĂŁo Ă© vĂĄlida sem ele. A evidĂȘncia de que as palavras proferidas pela lĂngua fazem parte da fĂ© inclui o versĂculo em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): âDizei: Cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a AbraĂŁo, a Ismael, a Isaac, a JacĂł e Ă s tribos; no que foi concedido a MoisĂ©s e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; nĂŁo fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.â [al-Baqarah 2:136]. E o Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: âRecebi a ordem de lutar contra o povo atĂ© que digam La ilaha illa Allah. Quem disser La ilaha illa Allah, sua vida e sua riqueza estarĂŁo protegidas de mim, exceto nos casos ditados pela lei islĂąmica, e seu acerto de contas serĂĄ com Allah.â Narrado por al-Bukhari (2946) e Muslim (21) de Abu Hurairah. Foi narrado que Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: âA fĂ© tem setenta e tantos â ou sessenta e tantos â ramos, o melhor destes Ă© dizer La ilaha illa Allah, o menor Ă© remover algo prejudicial do caminho, e a modĂ©stia Ă© um ramo da fĂ©.â Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35). 2. Crença no coração, que Ă© afirmação e certeza. A evidĂȘncia de que a crença no coração faz parte da fĂ© sĂŁo os versĂculos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): âPara aqueles, Allah lhes firmou a fĂ© nos coraçÔes...â [al-Mujadilah 58:22] âSomente sĂŁo fiĂ©is aqueles que crĂȘem em Allah e em Seu Mensageiro e nĂŁo duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes sĂŁo os verazes!â [al-Hujurat 49:15]. E o Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse sobre a fĂ©: âĂ crer em Allah, Seus anjos, Seus Livros, Seus Mensageiros, no Ăltimo Dia, e crer em al-qadar (a vontade divina e decreto), seja ele bom ou mau.â Narrado por Muslim (8) de âUmar; tambĂ©m foi narrado por al-Bukhari (50) de Abu Hurairah. E no hadith sobre intercessĂŁo ele disse: "... eu direi: 'Ă Senhor, minha ummah, minha ummah.' SerĂĄ dito para mim: 'VĂĄ, e quem tiver em seu coração (uma quantidade de) fĂ© que seja menor do que um grĂŁo de mostarda, tira-no do Fogo.' E eu irei e farei isso.â Narrado por al-Bukhari (7510) e Muslim (193) de Anas (que Allah esteja por favor com ele). 3. AçÔes do coração, que sĂŁo sinceridade, submissĂŁo, medo, esperança e amor. A evidĂȘncia de que isso faz parte da fĂ© Ă© a passagem em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): âSĂł sĂŁo fiĂ©is aqueles cujos coraçÔes, quando lhes Ă© mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes sĂŁo recitados os Seus versĂculos, Ă©-lhes acrescentada a fĂ©, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes sĂŁo os verdadeiros fiĂ©is, que terĂŁo graus de honra junto ao seu Senhor, indulgĂȘncias e um magnĂfico sustento.â [al-Anfal 8:2-4]. O medo Ă© uma ação do coração. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: âA fĂ© tem setenta ou sessenta ramos, o melhor dos quais Ă© dizer La ilaha illa Allah, e o menor Ă© remover algo prejudicial do caminho, e a modĂ©stia Ă© um ramo da fĂ©.â Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35). A modĂ©stia (hayaâ) Ă© uma ação do coração. O hadith tambĂ©m indica que as palavras proferidas na lĂngua e as açÔes fĂsicas tambĂ©m fazem parte da fĂ©, conforme observado acima. Foi narrado por Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: âExistem trĂȘs caracterĂsticas, quem as obtĂ©m encontrou a doçura da fĂ©: quando Allah e Seu Mensageiro sĂŁo mais queridos para ele do que qualquer outra coisa, quando ele ama um homem e sĂł o ama por causa de Allah, e quando ele odiaria retornar Ă incredulidade, assim como odiaria ser jogado no fogo.â Narrado por al-Bukhari (16) e Muslim (43). Ă bem sabido que o amor e o Ăłdio sĂŁo atos do coração, e este hadith os considera como parte da fĂ© e, de fato, como fatores por meio dos quais uma pessoa pode saborear a doçura da fĂ©. 4. AçÔes fĂsicas, como purificação, oração, jejum, Hajj, jihad e assim por diante. A evidĂȘncia de que as açÔes fĂsicas fazem parte da fĂ© incluem os versĂculos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): âE lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Allah, fossem monoteĂstas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta Ă© a verdadeira religiĂŁo.â [al-Bayyinah 98:5] âSomente sĂŁo fiĂ©is aqueles que crĂȘem em Allah e em Seu Mensageiro e nĂŁo duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes sĂŁo os verazes!â [al-Hujurat 49:15]. Esforçar-se (jihad) Ă© uma ação fĂsica. Da mesma forma, Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): âSĂł sĂŁo fiĂ©is aqueles cujos coraçÔes, quando lhes Ă© mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes sĂŁo recitados os Seus versĂculos, Ă©-lhes acrescentada a fĂ©, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes sĂŁo os verdadeiros fiĂ©is, que terĂŁo graus de honra junto ao seu Senhor, indulgĂȘncias e um magnĂfico sustento.â [al-Anfal 8:2-4]. Estabelecer a oração e dar o zakat sĂŁo açÔes fĂsicas e aqui sĂŁo consideradas parte da fĂ©. E Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado): âE Allah jamais anularia vossa obraâ [al-Baqarah 2:143]. O que se refere aqui sĂŁo as oraçÔes que eles ofereceram voltadas para JerusalĂ©m [o versĂculo refere-se Ă mudança da qiblah]. Em seu Sahih (1/16), al-Bukhari (que Allah tenha misericĂłrdia dele) incluiu este versĂculo em um capĂtulo intitulado: A oração faz parte da fĂ©. O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse Ă delegação da tribo de âAbd al-Qais: âEu os instruo a crer em Allah; vĂłs sabeis o que significa crer em Allah? Significa testemunhar que nĂŁo hĂĄ deus digno de adoração exceto Allah, estabelecer oração, pagar zakat e dar um quinto (khums) do espĂłlio de guerra.â Narrado por al-Bukhari (7556) e Muslim (17) de Ibn âAbbas (que Allah esteja satisfeito com ele). HĂĄ muitas evidĂȘncias disso, e o consenso acadĂȘmico a respeito Ă© bem conhecido. E Allah sabe mais.  URL -de-que-a-fe-e-afirmacao-verbal-crenca-no-coracao-e-acoes-fisicas |