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EvidĂȘncia de que a fĂ© Ă© afirmação verbal


 
Todos os louvores sĂŁo para Allah.
Fé são palavras, açÔes e crenças

Ahl as-Sunnah concorda unanimemente que a fé consiste em palavras e açÔes, ou afirmação verbal, crença no coração e açÔes físicas.


Ash-Shafa'i (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: O consenso dos Sahabah e Tabi'in, daqueles que vieram depois deles e daqueles que conhecemos, foi:


A fĂ© consiste em palavras, açÔes e intençÔes, e uma das trĂȘs nĂŁo Ă© suficiente sem as outras.


Fim da citação de Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah de al-Lalka'i (5/956, n° 1593); Majmu' al-Fatawa por Ibn Taimiyah (7/209).


Al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Narrei a partir de milhares de estudiosos e ainda mais, mas narrei apenas daqueles que disseram que fé são palavras e açÔes. Eu não narrei a partir daqueles que disseram que a fé consiste em palavras [apenas]." (Usul I'tiqad Ahl as-Sunnah por al-Lalka'i 5/959, n° 1597).


Abu ‘Ubaid al-Qasim ibn Salaam (que Allah tenha misericĂłrdia dele) disse: Estes sĂŁo os nomes daqueles que disseram que a fĂ© consiste em palavras e açÔes, e pode aumentar e diminuir . Ele nomeou cento e trinta e trĂȘs estudiosos e disse: Todos eles dizem que a fĂ© consiste em palavras e açÔes, e ela pode aumentar e diminuir. Esta Ă© a visĂŁo da Ahl as-Sunnah e Ă© tambĂ©m a nossa opiniĂŁo. E Allah Ă© a fonte de força. Citado por Ibn Battah em al-Ibanah (2/814, n° 1117); Shaikh al-Islam em Majmu' al-Fatawa (7/309).


Shaikh al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Mais que um narrou que Ahl as-Sunnah wa'l-Hadith concordaram unanimemente que fé são palavras e açÔes." (Majmu' al-Fatawa 7/330 ).


EvidĂȘncia para a visĂŁo de que a fĂ© consiste em palavras e açÔes

A base para este consenso acadĂȘmico sĂŁo muitos textos do AlcorĂŁo e da Sunnah que indicam que palavras e açÔes fazem parte da fĂ©. Isso pode ser explicado nos quatro pontos a seguir:


1.


Palavras proferidas pela lĂ­ngua. Isto se refere a todos os atos verbais de adoração, que fazem parte da fĂ©. No que diz respeito Ă  pronĂșncia da palavra do Islam, “La ilaha illa Allah, Muhammad Rasulullah (NĂŁo hĂĄ deus digno de adoração exceto Allah, Muhammad Ă© o Mensageiro de Allah)”, este Ă© um dos pilares ou partes essenciais da fĂ©, que nĂŁo Ă© vĂĄlida sem ele.


A evidĂȘncia de que as palavras proferidas pela lĂ­ngua fazem parte da fĂ© inclui o versĂ­culo em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):


“Dizei: Cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a AbraĂŁo, a Ismael, a Isaac, a JacĂł e Ă s tribos; no que foi concedido a MoisĂ©s e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; nĂŁo fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.” [al-Baqarah 2:136].


E o Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Recebi a ordem de lutar contra o povo atĂ© que digam La ilaha illa Allah. Quem disser La ilaha illa Allah, sua vida e sua riqueza estarĂŁo protegidas de mim, exceto nos casos ditados pela lei islĂąmica, e seu acerto de contas serĂĄ com Allah.” Narrado por al-Bukhari (2946) e Muslim (21) de Abu Hurairah.


Foi narrado que Abu Hurairah disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fĂ© tem setenta e tantos – ou sessenta e tantos – ramos, o melhor destes Ă© dizer La ilaha illa Allah, o menor Ă© remover algo prejudicial do caminho, e a modĂ©stia Ă© um ramo da fĂ©.” Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35).


2.


Crença no coração, que Ă© afirmação e certeza. A evidĂȘncia de que a crença no coração faz parte da fĂ© sĂŁo os versĂ­culos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):


“Para aqueles, Allah lhes firmou a fĂ© nos coraçÔes...” [al-Mujadilah 58:22]


“Somente sĂŁo fiĂ©is aqueles que crĂȘem em Allah e em Seu Mensageiro e nĂŁo duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes sĂŁo os verazes!” [al-Hujurat 49:15].


E o Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse sobre a fĂ©: “É crer em Allah, Seus anjos, Seus Livros, Seus Mensageiros, no Último Dia, e crer em al-qadar (a vontade divina e decreto), seja ele bom ou mau.” Narrado por Muslim (8) de ‘Umar; tambĂ©m foi narrado por al-Bukhari (50) de Abu Hurairah.


E no hadith sobre intercessĂŁo ele disse: "... eu direi: 'Ó Senhor, minha ummah, minha ummah.' SerĂĄ dito para mim: 'VĂĄ, e quem tiver em seu coração (uma quantidade de) fĂ© que seja menor do que um grĂŁo de mostarda, tira-no do Fogo.' E eu irei e farei isso.” Narrado por al-Bukhari (7510) e Muslim (193) de Anas (que Allah esteja por favor com ele).


3.


AçÔes do coração, que são sinceridade, submissão, medo, esperança e amor.


A evidĂȘncia de que isso faz parte da fĂ© Ă© a passagem em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):


“SĂł sĂŁo fiĂ©is aqueles cujos coraçÔes, quando lhes Ă© mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes sĂŁo recitados os Seus versĂ­culos, Ă©-lhes acrescentada a fĂ©, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes sĂŁo os verdadeiros fiĂ©is, que terĂŁo graus de honra junto ao seu Senhor, indulgĂȘncias e um magnĂ­fico sustento.” [al-Anfal 8:2-4].


O medo é uma ação do coração.


O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A fĂ© tem setenta ou sessenta ramos, o melhor dos quais Ă© dizer La ilaha illa Allah, e o menor Ă© remover algo prejudicial do caminho, e a modĂ©stia Ă© um ramo da fĂ©.” Narrado por al-Bukhari (9) e Muslim (35).


A modĂ©stia (haya’) Ă© uma ação do coração. O hadith tambĂ©m indica que as palavras proferidas na lĂ­ngua e as açÔes fĂ­sicas tambĂ©m fazem parte da fĂ©, conforme observado acima.


Foi narrado por Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Existem trĂȘs caracterĂ­sticas, quem as obtĂ©m encontrou a doçura da fĂ©: quando Allah e Seu Mensageiro sĂŁo mais queridos para ele do que qualquer outra coisa, quando ele ama um homem e sĂł o ama por causa de Allah, e quando ele odiaria retornar Ă  incredulidade, assim como odiaria ser jogado no fogo.” Narrado por al-Bukhari (16) e Muslim (43).


É bem sabido que o amor e o Ăłdio sĂŁo atos do coração, e este hadith os considera como parte da fĂ© e, de fato, como fatores por meio dos quais uma pessoa pode saborear a doçura da fĂ©.


4.


AçÔes físicas, como purificação, oração, jejum, Hajj, jihad e assim por diante.


A evidĂȘncia de que as açÔes fĂ­sicas fazem parte da fĂ© incluem os versĂ­culos em que Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):


“E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Allah, fossem monoteĂ­stas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta Ă© a verdadeira religiĂŁo.” [al-Bayyinah 98:5]


“Somente sĂŁo fiĂ©is aqueles que crĂȘem em Allah e em Seu Mensageiro e nĂŁo duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Allah. Estes sĂŁo os verazes!” [al-Hujurat 49:15].


Esforçar-se (jihad) é uma ação física.


Da mesma forma, Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):


“SĂł sĂŁo fiĂ©is aqueles cujos coraçÔes, quando lhes Ă© mencionado o nome de Allah estremecem e, quando lhes sĂŁo recitados os Seus versĂ­culos, Ă©-lhes acrescentada a fĂ©, e se encomendam ao seu Senhor. Aqueles que observam a oração e fazem caridade com aquilo com que os agraciamos; estes sĂŁo os verdadeiros fiĂ©is, que terĂŁo graus de honra junto ao seu Senhor, indulgĂȘncias e um magnĂ­fico sustento.” [al-Anfal 8:2-4].


Estabelecer a oração e dar o zakat são açÔes físicas e aqui são consideradas parte da fé.


E Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado):


“E Allah jamais anularia vossa obra” [al-Baqarah 2:143].


O que se refere aqui são as oraçÔes que eles ofereceram voltadas para Jerusalém [o versículo refere-se à mudança da qiblah].


Em seu Sahih (1/16), al-Bukhari (que Allah tenha misericórdia dele) incluiu este versículo em um capítulo intitulado: A oração faz parte da fé.


O Profeta (que a paz e as bĂȘnçãos de Allah estejam sobre ele) disse Ă  delegação da tribo de ‘Abd al-Qais: “Eu os instruo a crer em Allah; vĂłs sabeis o que significa crer em Allah? Significa testemunhar que nĂŁo hĂĄ deus digno de adoração exceto Allah, estabelecer oração, pagar zakat e dar um quinto (khums) do espĂłlio de guerra.” Narrado por al-Bukhari (7556) e Muslim (17) de Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele).


HĂĄ muitas evidĂȘncias disso, e o consenso acadĂȘmico a respeito Ă© bem conhecido.


E Allah sabe mais.


 


URL -de-que-a-fe-e-afirmacao-verbal-crenca-no-coracao-e-acoes-fisicas


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