Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Quais são as virtudes da sexta-feira?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://muslimempowerment.com/wp-content/uploads/2020/06/artur-aldyrkhanov-RnyZVY9KDNE-unsplash-1-scaled.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Importância da sexta-feira

A Sexta-feira possui muitas características e virtudes distintivas, que Allah concedeu a este dia e não a outros.

Abu Hurairah e Hudhaifah (que Allah esteja satisfeito com eles) disseram: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah conduziu aqueles que vieram antes de nós para longe da sexta-feira. Os judeus tinham o sábado e os cristãos o domingo. Então, Allah nos trouxe e Ele nos guiou até sexta-feira. Assim, há sexta, sábado e domingo, e dessa forma eles nos seguirão no Dia da Ressurreição. Somos as últimas pessoas deste mundo, mas seremos os primeiros no Dia da Ressurreição e negociaremos antes de todos os outros.” (Narrado por Muslim, 856)

An-Nawawi disse:

“Al-Qadi disse: O significado aparente é que era obrigatório a eles venerar a sexta-feira, mas isso não foi afirmado claramente; o assunto foi deixado à sua própria consideração... Porém, eles não conseguiram resolver o problema e Allah não os orientou para isso. Foi prescrito claramente a esta ummah, e não foi deixado à sua própria consideração... portanto, eles foram abençoados com isso... Foi narrado que Mussa lhes ordenou a sexta-feira e contou-lhes as suas virtudes, mas eles discutiram com ele e argumentaram que o sábado era melhor, e foi-lhe dito: 'Deixa-os em paz.' Al-Qadi disse: se houvesse uma ordem clara, a discussão não teria sido válida, em vez disso, teria sido dito que eles estavam indo contra o comando. Eu digo: pode ser que isso tenha sido claramente imposto a eles, mas eles discutiram se era algo que tinham que aderir ou se poderiam mudar para outro dia; eles decidiram mudar para outro dia e erraram muito com isso.”

Não é nenhuma surpresa que a sexta-feira tenha sido especificamente imposta a eles e eles foram contra isso.

Al-Hafiz disse: Como poderia ser de outra forma quando foram eles que disseram “Ouvimos e desobedecemos”?

Aws ibn Aws narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dos seus dias é sexta-feira. Nesse dia, Adam (que a paz esteja sobre ele) foi criado; nesse dia ele morreu; nesse dia a Trombeta será tocada e nesse dia toda a criação desfalecerá. Então, enviai muitas bênçãos sobre mim, pois vossas bênçãos serão mostradas a mim.” Eles disseram: “Ó Mensageiro de Allah, como nossas bênçãos sobre ti te serão mostradas quando tu te transformarás em pó?” Ele disse: “Allah proibiu a terra de consumir os corpos dos Profetas, que a paz esteja sobre eles”. (Narrado por Abu Dawud, 1047; classificado como sahih por Ibn al-Qayyim em seus comentários na Sunan Abi Dawud, 4/273; classificado como sahih por al-Albani em Sahih Abi Dawud, 925)

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dia em que o sol nasce é sexta-feira. Nele Adam foi criado, nele ele foi admitido no Paraíso e deste foi expulso.” (Narrado por Muslim, 1410)

Este hadith inclui algumas das razões pelas quais a sexta-feira é considerada especial.

An-Nawawi disse:

“Al-Qadi ‘Iyad disse: O significado aparente é que estas virtudes não significam que a sexta-feira seja considerada especial porque Adam foi expulso numa sexta-feira e a Hora começará numa sexta-feira. Em vez disso, pretende-se explicar quais eventos importantes aconteceram e acontecerão neste dia, para que as pessoas aproveitem ao máximo este dia para praticar boas ações, de modo a alcançar a misericórdia de Allah e evitar Seu castigo. Esta é a opinião de al-Qadi. Abu Bakr ibn al-'Arabi disse em seu livro al-Ahwadhi fi Sharh at-Tirmidhi: Todos esses eventos são bons e contribuem para a virtude da sexta-feira. A expulsão de Adam do Paraíso é a razão pela qual existem seus descendentes e os mensageiros, os profetas, os justos e os awliya. Ele não foi expulso como tal, mas sim com um propósito, então ele retornará para lá. No que diz respeito à Hora que começa numa sexta-feira, a razão é para que a recompensa possa ser acelerada para os profetas, os que creem na verdade, os awliya e outros, e a sua honra e elevado estatuto possam ser manifestados. Este hadith aponta para as virtudes da sexta-feira e seu status elevado em relação aos outros dias.”

Abu Lubabah ibn ‘Abd al-Mundhir disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Sexta-feira é o mestre dos dias, e o maior deles diante de Allah. É maior diante de Allah do que o dia de al-Adha e o dia de al-Fitr. Há cinco características: neste dia Allah criou Adam, nele Ele enviou Adam à terra, nele Allah fez com que Adam morresse, nele há um momento em que uma pessoa não pede nada a Allah, sem que Allah lhe dê, desde que não peça qualquer coisa haram, e, ainda, nele a Hora começará. Não há anjo que esteja perto de Allah, nem céu, nem terra, nem vento, nem montanha, nem mar que não tema a sexta-feira.” (Narrado por Ibn Majah, 1084; classificado como hasan por Shaikh al-Albani em Sahih al-Jami’, n° 2279)

As-Sanadi disse:

“Eles temem a Sexta-Feira” significa que temem o início da Hora. Isto indica que todos os seres criados estão cientes dos dias e sabem que o Dia da Ressurreição chegará numa sexta-feira.

Virtudes da sexta-feira

As virtudes da sexta-feira incluem o seguinte:

  • Nele está a Salat al-Jumu’ah (oração de sexta-feira), que é a melhor das orações.

Allah diz (interpretação do significado):

“Ó vós que credes! Quando se chama à oração da Sexta-feira, ide, depressa, para a lembrança de Allah, e deixai a venda. Isto vos é melhor. Se soubésseis! [Al-Jumu'ah 62:9]

Muslim (233) narrou de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As cinco orações diárias e de uma Jumu'ah para a próxima são uma expiação por quaisquer pecados que se interponham entre estas, desde que não se cometa um pecado grave.”

  • Rezar o Fajr em congregação às sextas-feiras é a melhor oração que o muçulmano pode fazer durante a semana.

Ibn ‘Umar disse: O Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A melhor oração diante de Allah é a oração do Fajr na sexta-feira em congregação.” (Narrado por al-Baihaqi em Shu’ab al-Iman; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jami’, 1119)

O que ler na oração do Fajr na sexta-feira

Uma das características especiais da oração do Fajr na sexta-feira é que é Sunnah recitar a Surat al-Sajdah na primeira rak’ah e Surat al-Insan na segunda.

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava recitar, na oração do Fajr, às sextas-feiras, Alif-Lam-Mim Tanzil (Surat al-Sajdah) na primeira rak'ah e Hal ata 'ala'l-insan hinun min al-dahr lam yakun shei-an madhkuran (Surat al-Insan) na segunda. (Narrado por al-Bukhari, 851; Muslim, 880)

Al-Hafiz Ibn Hajar disse:

Foi dito que a razão pela qual estas duas suratas são recitadas é porque mencionam a criação de Adam e o que acontecerá no Dia da Ressurreição, porque isso ocorrerá numa sexta-feira.

  • Quem morrer durante o dia ou a noite de sexta-feira, Allah o protegerá do castigo da sepultura.

‘Abd-Allah ibn ‘Amr disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há nenhum muçulmano que morra durante o dia de sexta-feira ou na noite de sexta-feira, sem que Allah o proteja do castigo da sepultura.” (Narrado por at-Tirmidhi, 1074; classificado como sahih por al-Albani em Ahkam al-Janaiz, pág. 49, 50)

Estas são algumas das virtudes da sexta-feira. Pedimos a Allah que nos ajude a agradá-Lo.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/9211/quais-sao-as-virtudes-da-sexta-feira

Hierarquia do Artigo:
Artigos Variedades Quais são as virtudes da sexta-feira?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo