Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Qual é o status dos profetas no Islam?
Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://masjidarrahman.com.au/wp-content/uploads/2017/12/muhammad-2249704_1920.jpg

 

Todos os louvores são para Allah.

Superioridade de alguns Profetas sobre outros:

Allah, Abençoado e Exaltado seja, nos disse que Ele fez com que alguns dos Profetas sobressaíssem em relação a outros. Ele, Glorificado e Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“E teu Senhor é bem Sabedor de quem existe nos céus e na terra. E, com efeito, Nós preferimos alguns dos profetas a outros, e concedêramos a Davi os Salmos.” [Al-Isra’ 17:55]

Os Mensageiros são superiores aos Profetas?

A Ummah concordou unanimemente que os Mensageiros são superiores aos Profetas, e os Mensageiros variam em status, como Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Desses Mensageiros, preferimos uns a outros. Dentre eles, há aquele a quem Allah falou; e a algum deles Ele elevou em escalões e concedemos a Jesus, Filho de Maria, as evidências e amparamo-lo com o Espírito Sagrado. E se Allah quisesse, não se haveriam entrematado os que foram depois deles, após lhes haverem chegado as evidências. Mas discreparam. Então, dentre eles, houve quem cresse e dentre eles, houve quem renegasse a Fé. E, se Allah quisesse, não se haveriam entrematado. Mas Allah faz o que deseja.” [Al-Baqarah 2:253]

Para saber a diferença entre um Mensageiro e um Profeta, consulte as respostas às perguntas n° 5455 e 11725 .

O melhor dos Mensageiros:

Os melhores dos Mensageiros e Profetas são cinco:

Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), Nuh, Ibrahim, Mussa e ‘Issa (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre todos eles).

Estes são “os dotados de firmeza entre os mensageiros”. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Então, pacienta, como pacientaram os dotados de firmeza, entre os Mensageiros, e não lhes apresses o castigo...” [Al-Ahqaf 46:35]

Eles são nomeados em dois lugares no Alcorão:

  • “E quando firmamos a aliança com os profetas, e contigo e com Noé e com Abraão e com Moisés e com Jesus, filho de Maria. E firmamos sólida aliança com eles.” [Al-Ahzab 33:7]
  • “Da religião, Ele legislou, para vós, o que recomendara a Noé, e o que te revelamos, e o que recomendáramos a Abraão e a Moisés e a Jesus: "Observai a religião e, nela, não vos separeis." É grave para os idólatras aquilo a que os convocas. Allah atrai, para Ele, quem Ele quer, e guia, para Ele, quem se Lhe volta contrito.” [Ash-Shura 42:13]

Allah, Exaltado seja, escolheu alguns deles para Seu favor, concedendo-lhes presentes em virtude dos quais se tornaram superiores.

Al-Qurtubi disse em seu Tafsir (3/249):

“Dizer que alguns deles foram favorecidos em detrimento de outros é apenas em razão do que lhes foi concedido quanto a virtudes e apoio.”

  • Assim, Ele fez com que Nuh se sobresaísse, tornando-o o primeiro dos mensageiros para o povo da terra e chamando-o de servo agradecido.
  • Ele fez com que Ibrahim se sobresaísse ao tomá-lo como um amigo íntimo (Khalil):

“E Allah tomou Ibrahim como um amigo íntimo” [An-Nissa’ 4:125]; e fazendo dele um líder para o povo:

“[Allah] disse: Por certo, farei de ti dirigente para os homens” [Al-Baqarah 2:124]

  • Ele fez com que Mussa se sobressaísse ao falar diretamente com ele:

[Allah] disse: “Ó Mussa! Por certo, escolhi-te, sobre todas as pessoas, para Minhas mensagens e Minhas palavras; então, toma o que te concedi e sê dos agradecidos” [Al-A’raf 7:144]

E Ele o escolheu para Si mesmo, como Ele diz:

"E escolhi-te para Mim [para transmitir Minha mensagem]” [Ta-Ha 20:41]

E Ele fez com que ele fosse ressuscitado sob Seu olhar atento:

“E lancei sobre ti amor, de Minha parte, e isso para que fosses criado diante de Meus olhos” [Ta-Ha 20:39]

  • Ele fez com que ‘Issa se sobressaísse ao torná-lo um Mensageiro de Allah através de Sua palavra, concedida a Mariam. Issa foi uma alma criada por Ele, que falou ao povo desde o berço.

Os Profetas também se superam de outras maneiras:

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse em Majmu’ Al-Fatawa (35/34):

“Na verdade, em alguns casos, a missão profética baseava-se na soberania ou no domínio. Portanto, um Profeta pode ser de três tipos:

  1. O que foi rejeitado sem ter sido seguido ou obedecido, então ele foi um profeta a quem não foi dada soberania ou domínio.
  2. Ou ele foi obedecido, o que é uma espécie de soberania ou domínio, porém se ele apenas ordenou o que lhe havia sido ordenado, então ele é um servo-mensageiro que não possuía qualquer soberania.
  3. No entanto, se lhe fosse permitido ordenar o que quisesse, esse seria o estatuto de um soberano ou de um rei, como foi dito a Suleiman:

"Este é Nosso Dom. Então, faze mercê dele ou retém-no, sem que dês conta disso" [Sad 38:39]

Ele era um rei-profeta:

O rei ou soberano aqui é o oposto do mensageiro-servo, como foi dito ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Escolha [ser] um mensageiro-servo ou um rei-profeta.” No caso do nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), ele era um mensageiro-servo que foi apoiado por Allah e foi obedecido e seguido. Foi-lhe concedido o benefício de ser obedecido e seguido para que tivesse uma recompensa como a daqueles que o seguiram, e para que as pessoas se beneficiassem dele, e eles recebessem misericórdia através dele e ele recebesse misericórdia através delas. Ele não escolheu ser rei ou soberano, para que isso – o prazer que existe na liderança e na riqueza – não diminuísse a sua cota na vida futura. O mensageiro-servo tem um status mais elevado diante de Allah do que o rei-profeta, portanto o status de Nuh, Ibrahim, Mussa e ‘Issa ibn Mariam é mais elevado do que o de Dawud, Suleiman e Yusuf.”

O status dos profetas no Islam:

Assim podemos descrever o status dos Profetas diante de Allah, Glorificado e Exaltado seja. Os mais nobres deles em status são “os dotados de firmeza entre os mensageiros”, e o mais nobre daqueles dotados de firmeza é nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu serei o líder dos filhos de Adam no Dia da Ressurreição, o primeiro para quem a sepultura será aberta, o primeiro a interceder e o primeiro cuja intercessão será aceita.” (Narrado por Muslim, 4223)

No que diz respeito a qualquer outra diferenciação em virtude, não há nenhuma evidência no Livro de Allah ou na Sunnah do Seu Mensageiro que as liste em ordem, e o muçulmano não tem necessidade de tentar descobrir isso. Por essa razão, nenhum estudioso mencionou isso em seus livros sobre ‘Aqidah (crença) e Usul As-Sunnah.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/89814/qual-e-o-status-dos-profetas-no-islam

Hierarquia do Artigo:
Artigos Histórias dos Profetas Qual é o status dos profetas no Islam?


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo