Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso
site o "Nobre Alcorão e seus
Significados em Português"
saiba mais



Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a
bela recitação do Alcorão,
você também pode ler,...
saiba mais



Du'as - Súplicas
Aprenda como recitar de maneira correta os du'as (suplicas) em arabe saiba mais


Biblioteca Islâmica
"A teoria da evolução foi
tratada em capítulo à parte,
pelo fato de que constitui a
base de todas..." saiba mais



Assine nosso Jornal
Assine nosso Jornal Islâmico Online e receba no seu email as últimas atualizações do nosso site saiba mais



Perguntas e Respostas
Sinta-se à vontade para tirar todas suas dúvidas referente ao islam, alcorão, profeta mohammad, saiba mais



Civilização Islâmica
Dentro de poucos anos do crescimento do Islam no mundo, grandes civilizações floresceram saiba mais


Convertidos ao Islam

Nesta seção você conhecerá a história de pessoas que descobriram no Islam a Luz para as suas vidas. saiba mais

Veremos Allah no Jannah?
Clique aqui para retornar s Categorias de Artigos

https://cdn.openart.ai/stable_diffusion/c8c676295c35303e1a643c711e3cb96e7e4c5bfa_2000x2000.webp

 

Comprovação do Alcorão que veremos Allah no Jannah

As bênçãos que Allah concede aos Seus servos não podem ser contadas. Allah escolheu os crentes para bênçãos adicionais neste mundo, pois Ele os abençoou com o Islam, e os escolheu para serem guiados pelo Alcorão, e Ele os abençoará no Paraíso com a maior bênção especial que Ele pode conceder, que é a honra de ver Sua santa Face no Paraíso de Adam, como Ele diz (interpretação do significado):

“Haverá, nesse dia, faces rutilantes, de seu Senhor olhadoras.” [Al-Qiyamah 75:22-23]

Ou seja, os rostos dos crentes serão lindos e radiantes, alegres porque estão olhando para a Face do seu Senhor. Al-Hassan (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Eles olharão para o seu Senhor e seus rostos ficarão radiantes com Sua Luz.”

Ibn ‘Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “[A frase] ‘Haverá, nesse dia, faces rutilantes’ significa, por causa da bênção. ‘De seu Senhor olhadoras’ significa olhar para a face do seu Senhor.” Esta é a opinião dos estudiosos que interpretaram o Alcorão dentre os estudiosos da Sunnah e do Hadith.

Allah diz (interpretação do significado):

“Nele, terão o que quiserem e, junto de Nós, haveria ainda mais.” [Qaf 50:35]

O que se entende por “mais” aqui é olhar para a Face de Allah, Glorificado e Exaltado seja, como foi interpretado por ‘Ali e Annas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com eles).

Allah diz (interpretação do significado):

“Para os que bem-fazem, haverá a mais bela recompensa e ainda, algo mais...” [Yunus 10:26]

A “bela recompensa” é o Paraíso, e “algo mais” é olhar para a Face de Allah, conforme explicado pelo Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), na narração de Muslim (266) de Suhaib (que Allah esteja satisfeito com ele), segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

"Quando as pessoas do Paraíso entrarem no Paraíso, Allah dirá: 'Vós quereis mais alguma coisa?' Eles responderão: ‘Tu não iluminaste nossos rostos, nos admitiu no Paraíso e nos salvou do Inferno?' Então, o véu será removido e eles não terão visto nada mais caro para eles do que olhar para o seu Senhor, Glorificado e Exaltado seja. Isso é o que significa ‘algo mais’”. Em seguida, ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recitou o versículo (interpretação do significado):

“Para os que bem-fazem, haverá a mais bela recompensa e ainda, algo mais...” [Yunus 10:26]

Então, uma vez que você saiba que o povo do Paraíso não receberá nada que seja mais caro para eles do que olhar para a Face de seu Senhor, ficará evidente para você quão grande é a privação e a perda que aguarda os pecadores a quem Allah alerta através das palavras (interpretação do significado):

“Ora, por certo, nesse dia, (os malfeitores) serão vedados da visão de seu Senhor.” [Al-Mutafifun 83:15]

Pedimos a Allah que nos mantenha sãos e salvos!

Quão belas são as palavras de Ash-Shafi’i, que foram narradas por ele por Ar-Rabi’ ibn Suleiman – um de seus alunos – que disse: “Eu estava com Muhammad ibn Idris [isto é, Ash-Shafi’i], que recebeu uma carta do Alto Egito na qual dizia: ‘O que tu dizes sobre o versículo,

“Ora, por certo, nesse dia, (os malfeitores) serão vedados da visão de seu Senhor.” [Al-Mutafifun 83:15]?’”

Ash-Shafi’i respondeu: “Porque eles serão velados pela ira (de Allah), isso indica que os aliados de Allah O verão porque Ele está satisfeito com estes.’”

Esta é algumas das evidências do Alcorão que provam que os crentes verão o seu Senhor no Paraíso.

 

Comprovação da Sunnah que veremos Allah no Jannah

No que diz respeito às evidências na Sunnah, há muitas delas. Por exemplo:

  • Al-Bukhari (6088) e Muslim (267) narraram de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que algumas pessoas disseram: “Ó Mensageiro de Allah, veremos nosso Senhor no Dia da Ressurreição?” O Mensageiro de Allah respondeu: “Vós duvideis que vedes a lua na noite quando está cheia?” Eles disseram: “Não, ó Mensageiro de Allah.” Ele disse: “Vós duvideis que vedes o sol quando não há nuvens?” Eles disseram: “Não, ó Mensageiro de Allah.” Ele disse: “Vós também O vereis”.

De acordo com um relato narrado por Al-Bukhari: “vós não tereis dúvidas ou disputas sobre vê-Lo”, e vê-Lo não lhe causará nenhuma dificuldade nem o deixará cansado. E Allah sabe mais. Resumido de Sharh Muslim.

  • Também em Al-Bukhari (6883) e Muslim (1002), é narrado que Jarir ibn 'Abdullah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Estávamos sentados com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), olhando a lua na noite do décimo quarto (dia do mês). Ele disse: ‘vós vereis o vosso Senhor com vossos próprios olhos assim como estais olhando para esta (lua), sem qualquer dúvida de que O estais vendo.’”

A comparação neste Hadith é sobre ver, ou seja, assim como vemos o sol com toda a clareza em um dia sem nuvens, e ninguém consegue impedir ninguém de vê-lo, apesar do grande número de pessoas olhando para ele; e assim como nós vemos completamente a lua cheia durante a noite, e vemos isso tão claramente, apesar do grande número de pessoas que estão olhando para ela; da mesma forma, os crentes também verão o seu Senhor no Dia da Ressurreição, tão plena e claramente. Mas não há comparação nos Ahaadith entre o que é visto em um caso e no outro, que Allah seja exaltado muito acima de tal coisa, pois não há nada semelhante a Allah, e Ele é O Oniouvinte, Onividente.

  • Al-Bukhari (4500) e Muslim (6890) narraram de Abu Mussa (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Dois jardins de prata, seus vasos e tudo que há neles, e dois jardins de ouro, seus vasos e tudo o que há neles. E não haverá nada que impeça o povo de ver o seu Senhor, bendito e exaltado seja, exceto o véu do orgulho que esconde a Sua Face no Paraíso de Adam”.

Os Ahaadith sobre ver Allah foram narrados por quase trinta companheiros. Portanto, depois disso, quem afirma que ninguém verá Allah na outra vida está rejeitando o Alcorão e a mensagem com a qual Allah enviou Seus Mensageiros, e está se expondo à severa advertência mencionada no versículo (interpretação do significado):

“Ora, por certo, nesse dia, (os malfeitores) serão vedados da visão de seu Senhor.” [Al-Mutafifun 83:15]

Pedimos a Allah que nos mantenha sãos e salvos, e pedimos a Ele que nos conceda a alegria de ver Sua santa Face…. Amém.

Referências:

  1. Sharh al-'Aqidah al-Tahawiyyah, 1/209 e seguintes;
  2. A’lam As-Sunnah Al-Manshurah por Al-Hukami, pág. 141.

E Allah sabe mais.

 

https://islamqa.info/pt/answers/14525/veremos-allah-no-jannah

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã Veremos Allah no Jannah?


Navegao de Artigos:

<< Artigo Anterior || Prximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Página Inicial | Últimos Artigos | Crenças do Islã | A Outra Vida | Evidência do Islã | Religião Comparada | Perguntas e Respostas | Busca | Contato |
Centro Islâmico Brasileiro (c) 2009-2023. Todos os direitos reservados.
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3
voltar ao topo